Nove rodovias que passam pelo Triângulo Mineiro devem ser privatizadas pelo Programa de Concessões Rodoviárias do Governo de Minas. O lote inclui rodovias como a BR-452 e MG-427. Segundo o governo do estado, entregar as administrações das estradas à iniciativa privada gera economia e permite a melhoria dos trechos.
O lote 1, que começa pelo Triângulo Mineiro, terá um total de 659Km entregues para empresas privadas. Desse modo, essas empresas devem investir aproximadamente R$ 2,7 bilhões em recapeamento, sinalização e possíveis duplicações e construções. Somente nesse trecho, o governo espera economizar R$ 21 milhões em gastos anuais com acidentes de trânsito na região.
De acordo com o secretário estadual de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato, a proposta prevê pedágio de R$ 0,13 por quilômetro. E, ainda, descontos a usuários que circulam todos os dias pelas estradas.
Ainda mais, fique por dentro das notícias através das nossas redes sociais: Instagram e Twitter
Nesse sentido, a licitação tem previsão para novembro deste ano e os locais de instalação das praças só serão definidos após esse procedimento. Além disso, uma consulta pública será realizada entre os dias 10 e 15 de junho para ouvir a opinião da população sobre o projeto.
A intenção do governo de Minas Gerais é que sejam privatizados 3 mil quilômetros de estradas que passam por 120 municípios. Apenas nas rodovias sob a responsabilidade do governo, gasta-se ,anualmente, cerca de R$ 366 milhões com acidentes fatais. Se houver feridos, o gastos são de R$ 698 milhões, e R$ 67 milhões com vítimas sem ferimentos.
Os trechos que serão privatizados ainda não foram definidos, mas incluem as seguintes rodovias:
BR-452
BR-365
CMG-452
CMG-462
LMG-782
LMG-798
LMG-812
MG-190
MG-427
