Gollog mira novos negócios com cargueiro próprio

Por Gustavo Queiroz

- outubro 20, 2025

Gollog Boeing 737-800BCF

A Gollog incorporou o primeiro avião cargueiro de sua frota. Trata-se de uma aeronave Boeing 737-800BCF (Boeing Converted Freighter), de prefixo PS-GFI, que representa o nono avião dedicado à operação de carga e um incremento substancial na capacidade operacional da empresa.

O novo cargueiro chega em um momento de expansão estratégica. Inicialmente, sua função será atuar como backup e reforço para os oito aviões já operados em parceria exclusiva com o Mercado Livre durante o período de prime hour (entre 4h e 7h), assegurando maior resiliência, agilidade e pontualidade na cadeia logística do e-commerce. Fora desse horário, a aeronave ficará liberada para alavancar novas frentes de negócio, com destaque para a exploração inédita de contratos de fretamento (charter) dedicado.

A aeronave, que passou pelo processo de pintura no centro de manutenção Gol Aerotech, em Confins (MG), é um ativo de alto impacto logístico. Com a incorporação do PS-GFI, a Gollog adiciona 23 toneladas de capacidade de carga por voo à sua malha aérea. Esse volume representa um incremento de carga equivalente a aproximadamente 12 vezes a capacidade de um compartimento de carga (belly hold) de um avião de passageiro modelo Boeing 737.

Gollog Boeing 737-800BCF
Detalhes da pintura feita no novo cargueiro da Gollog | Foto: Divulgação

Além da frota de cargueiros dedicados, a Gollog mantém sua operação utilizando o espaço de carga disponível em mais de 130 aeronaves da GOL destinadas ao transporte de passageiros, uma rede complementar essencial para serviços de entrega urgente, transporte de perecíveis e itens de saúde.

A principal inovação estratégica possibilitada por este nono cargueiro é a entrada formal da Gollog no mercado de charter de cargas. A disponibilidade da aeronave fora do horário do Mercado Livre abre um leque de oportunidades para missões logísticas especializadas. A empresa passará a atender setores que demandam fluxo contínuo e condições diferenciadas de transporte, como no setor automotivo por meio do transporte de peças de reposição e suprimentos para linhas de produção; setor farmacêutico pata as operações que exigem controle rígido de temperatura e prazos confiáveis para insumos e medicamentos.

Além disso, a nova capacidade oferece flexibilidade para reforçar rotas de longa distância, especialmente para destinos nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, como Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Santarém (PA) e Macapá (AP), onde a velocidade do transporte aéreo é um diferencial crítico frente aos modais terrestres.

Em declaração à imprensa, Patrícia Bello, diretora Geral da Gollog, ressaltou a importância do marco: “A Gollog constitui hoje a maior operação de transporte aéreo de carga do país. A chegada da 9ª aeronave cargueira reflete o fortalecimento e a consolidação do nosso negócio ao longo dos últimos anos, abrindo novas oportunidades de expansão“.

A parceria com o Mercado Livre, firmada em 2022, alavancou a GOLLOG à posição de maior operação aérea de carga regular do Brasil. Dados de performance de 2024 comprovam a escala do negócio, que já soma 2,9 milhões de envios realizados, que correspondem a 131,5 mil toneladas de carga transportadas, que resultaram num faturamento superior a R$ 1 bilhão.

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *