O Grupo LW se apresenta como uma otimizadora de processos e redutora de custos através de gestão inteligente de frotas. Com característica de empresa multimercado, já atuou para os Correios e Localiza, entre 2022 e 2024, quando adotou uma visão mais corporativa.
A expansão veio rápido, até a carteira de 700 clientes atuais e as 1,3 milhão de placas permanentes. No segmento de empresas de transporte a LW controla a documentação em geral, desde IPVA, multas e comportamento de motoristas e despesas.
Tirando as locadoras a LW atende a 40 mil placas no transporte de carga. “Normalmente as multas, por exemplo, se perdem dentro das empresas causando prejuízos de grande monta com atrasos”, diz Herbert Souza (foto), CEO do Grupo LW.
O conjunto de ações integra a gestão das multas da ANTT, de excesso de carga, que foge ao core das empresas. A gestão profissionalizada dos documentos, então, envolve também perdas, excesso de peso, danos de todos os tipos e gera relatórios específicos para redução de custos das empresas de transporte.
Lançamentos
A partir desses relatórios as transportadoras adotam treinamento mais assertivo para seus motoristas e outras tantas soluções só possíveis com a observação atenta de um banco de dados.
“Uma das maiores economias que possibilitamos ao transportador está na obtenção de até 40% de desconto nas multas de trânsito, graças à implementação do SNI – Sistema de Notificação Eletrônica”, explica Herbert.
Se o motorista é multado, a empresa admite a infração e assegura o pagamento da multa sem recorrer. A partir daí, o sistema bonifica a empresa com um desconto de 40% no valor. Além disso, adverte o condutor por SMS da ocorrência, para que não incorra em nova infração e aumente o problema, com a agravante de dobrar o número de pontos na CNH.
Grandes empresas de transporte e operadores logísticos, além da Localiza e Movida já adotaram o serviço, ao custo mensal de apenas R$ 4,00 por placa.