FSJ Logística investe na segurança das cargas de seus clientes

A empresa, pensando em uma cultura de segurança das cargas que transporta, investe anualmente em renovação de Frotas e carretas blindadas

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Rafael Jacobsen, diretor de operações da FSJ Logística

O Brasil registrou 4.725 roubos de carga entre janeiro e setembro de 2022, isso equivale, de acordo com o Boletim Tracker-Fecap, a 525 casos por mês. Comparando com o mesmo período de 2021 o aumento foi de 2%, com maior pico nos meses de maio e junho. Pensando na segurança das cargas de seus clientes, hoje a FSJ Logística possui 102 carretas blindadas em sua frota.

A empresa também se destaca no mercado por ser a transportadora com o maior número de carretas blindadas do seu segmento. As blindagens são elétricas e as carretas são equipadas com fechaduras que só abrem via satélite.

O diretor de operações da FSJ, Rafael Jacobsen, contou à Frota&Cia sobre a cultura de segurança da empresa. Ele também comentou sobre a situação econômica atual do setor e sobre o período da pandemia, momento em que o e-commerce, principal segmento da companhia, tomou novas proporções.

Jacobsen é formado em engenharia, com especialização em Auditoria. Trabalha há 15 anos no setor de logística e acumula experiência em fusão de empresas. Atuou por 8 anos na diretoria de Transporte Aéreo da empresa TWOFLEX Aviation, que foi vendida para a Azul. Por 4 anos esteve na diretoria de Operações da Amazon Wings, em Manaus, e é diretor de Operações da FSJ Logística há 3 anos.

A transportadora é especializada nas transferências B2B intermunicipais e interestaduais, para todo o Brasil, de cargas fechadas e atende os segmentos varejistas, atacadistas, refrigerados (alimentícios e farmacêuticos) e e-commerce.

 

Frota&Cia – Como foi o ano de 2022 para a FSJ?

Rafael Jacobsen – Para a FSJ, 2022 foi um ano de crescimento em volume de negócios, porém um ano de muita atenção nos custos, muita lição interna e realinhamento dos processos para conseguir tirar a melhor produtividade dos nossos veículos. Foi um ano bom, apesar dessas dificuldades.

Frota&Cia – Quais as expectativas para este ano?

Rafael Jacobsen – As expectativas estão boas, porque conquistamos três novos grandes clientes, fora os que estamos em negociação. Acreditamos também que este ano, com o novo governo, não tenha mudanças abruptas nos custos de diesel ou dos insumos que utilizamos no transporte e que fazem grande parte do custo, que os valores não voltem a subir. Então, estamos acreditando que será um ano bom, não tão calmo, mas um ano bom. Um ano de atenção, ações coordenadas, mas não será um ano ruim para o transporte no Brasil.

Frota&Cia – Como foi o período da pandemia para a empresa?

Rafael Jacobsen – Foi um bom período para a empresa, atuamos praticamente em todos os e-commerces nacionais. Sabemos que a pandemia mudou um pouco a cultura do povo, que comprou mais online, então esse volume aumentou e fatidicamente trouxe para o transporte um volume maior de entregas. Então, foi um ano de crescimento. Alguns estudos falam que a pandemia adiantou 8 anos do que eles esperavam que ia acontecer com o mundo de vendas online. A pandemia trouxe isso para a realidade e, consequentemente, os setores que estavam ligados ao e-commerce acabaram crescendo junto. Claro, muitos desafios em estruturar equipe, mas foi um ano excelente.

Frota&Cia –  O que mudou no pós-pandemia com o retorno do comércio presencial?

Rafael Jacobsen – Para a FSJ, uma empresa dedicada em transferência de carga, não mudou tanto. Temos um planejamento muito forte no nosso share de clientes, então não teve tanto impacto. E mesmo que o presencial tenha voltado, as vendas online não pararam, muitos novos players de vendas online entraram no Brasil e isso também ajuda no crescimento. Por isso, não mudou muita coisa ainda, a expectativa é que nos próximos dois anos ainda não mude tanto e a tendência seja sempre mais tecnológica do que presencial. Acredito que essa parcela continue assim.

Frota&Cia – Qual o principal diferencial da empresa hoje em comparação com outras empresas que fazem o mesmo tipo de transporte que a FSJ?

Rafael Jacobsen – Equipamentos novos. Nosso plano de renovação acontece anualmente para termos uma frota média de três anos. Temos uma frota de mais de 100 carretas blindadas, estamos entre as três maiores transportadoras de blindadas dentro do segmento de transferência de carga. Acho que isso contribui bastante com o diferencial. Mas se formos julgar o maior mesmo, colocamos a nossa equipe, nosso modelo de gestão, pessoas qualificadas nos lugares corretos. Uma gestão mais atual onde conseguimos ter mais disponibilidade de carros e reduzir os custos de manutenção e insumos. Acho que esse é o grande segredo.

Frota&Cia – Quais os resultados para a empresa com o uso das carretas blindadas?

Rafael Jacobsen – Nós entendemos que a segurança hoje é um fator primordial no transporte. Começamos há seis anos com a primeira carreta blindada por solicitação de um cliente nosso, isso ainda não era realidade no Brasil. Começamos a investir em carretas blindadas para esse cliente e pulverizamos a ideia para outros clientes, pela segurança de cargas com valor maior, ou que às vezes não tem um valor grande, mas pelo alto índice de roubos. Com isso, fizemos um plano de, anualmente, tornar parte da frota blindada. E ao longo dos anos incluímos mais tecnologias. Hoje existem carretas nossas com três e algumas com quatro tecnologias de rastreamento e monitoramento diferentes, além do conjunto blindado. Toda a nossa frota de blindadas têm portas que abrem, mediante senha e satélite, somente para o cliente e no raio dentro do Centro de Distribuição do cliente. Sabemos que os criminosos estudam muito, o roubo de cargas no Brasil não é amador, ele é estudado. Claro que o criminoso sabe onde vai se meter, então procuramos colocar o maior número de tecnologias possível para que, caso aconteça alguma abordagem, alguma tentativa, muito rapidamente já saibamos o que está acontecendo e mandamos os alertas e procedimentos internos de segurança para combater a ação criminosa.

Frota&Cia – Vocês usam videotelemetria também?

Rafael Jacobsen – Nós estamos com projeto em andamento para colocar a videotelemetria na frota. Estamos realizando alguns testes, muito satisfatórios, e a ideia é ir ampliando ao longo do ano. Já temos telemetria instalada em todos os veículos e, agora, o próximo passo é instalar a videotelemetria.

Frota&Cia – Existe um treinamento específico de segurança para os motoristas caso precisem lidar com algum tipo de abordagem criminosa?

Rafael Jacobsen – Temos sim. Dentro da empresa temos diversos tipos de treinamentos, inclusive de segurança junto ao equipamento que o motorista está operando. Então, se ele está com duas tecnologias, existe um treinamento diferente para cada uma delas, caso haja uma abordagem. Fora isso, há lições do dia-a-dia que vamos aprendendo com a própria situação. O modelo de abordagem, a forma que eles utilizam para abordar um caminhão, vamos atualizando o motorista com tudo isso de acordo com as diferentes formas de abordagem que os criminosos utilizam. Hoje temos quatro treinamentos diferentes.

Frota&Cia – Como está a questão da renovação de frotas para a empresa?

Rafael Jacobsen – Temos um plano anual de renovação. Este ano a ideia é renovar em torno de 70 a 80 veículos, já renovamos 28 veículos no primeiro trimestre, temos 25 programados para abril e maio. No segundo semestre, renovaremos, aproximadamente, 30 a 40 veículos. Basicamente, a renovação é anual para termos sempre três anos médio de frota para economizar em manutenção, disponibilidade do veículo e ter qualidade no atendimento.

Frota&Cia – Já adquiriram algum veículo Euro VI?

O Euro VI entrou agora no mercado com um valor muito alto. Tem, claro, novas tecnologias ligadas à melhoria relacionada à liberação de CO² no meio ambiente, mas entendemos que ainda é uma tecnologia muito nova e pode dar problema. Então, compraremos caminhões com essa tecnologia somente no ano que vem. No passado, quando mudou para o Euro V, também houve inúmeros problemas com a nova tecnologia, então, nós, da FSJ, entendemos que é bom esperar um pouco para fazer essa aquisição.

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