Fretadão conquista certificação de Sistema de Gestão da Segurança Viária

Startup recebe certificações ISO 9001 e 39001, que tem entre seus requisitos a diminuição de acidentes de trânsito

 

A atenção permanente em relação a diversos requisitos de controle e monitoramento que culminaram em alta qualidade na segurança tornaram o Fretadão a primeira startup brasileira a ser contemplada com a certificação de Sistema de Gestão da Segurança Viária.  Voltada à gestão de transporte fretado por aplicativo, a startup recebeu, no mês passado, a ISO 9001,conferida às empresas que garantem a otimização de processos e maior agilidade no desenvolvimento de produtos e produção. E também acabou conquistando a certificação ISO 39001, uma das mais importantes do setor, que é voltada ao treinamento, monitoramento e uso de tecnologia para diminuir os riscos de acidentes de trânsito e  estabelece critérios para a implementação de Sistemas de Gestão da Segurança Viária. “Nos preparamos muito para conseguir estas certificações que permitem alcançarmos alguns benefícios intangíveis, como a credibilidade, pois aumentamos o monitoramento para anteciparmos situações de risco e oferecer ainda mais segurança aos colaboradores”, afirma Antonio Carlos Gonçalves, CEO do Fretadão.

A ISO 39001 é uma norma internacional, criada em 2012 que tem como objetivo reduzir e eliminar mortes e acidentes com lesões graves no trânsito a nível urbano, intermunicipal e interestadual, tanto para transporte de cargas quanto passageiros. A norma é para qualquer empresa que utilize as vias como operação para seu negócio.

A certificação é se apoia em cinco pilares: gestão do sistema e contexto organizacional; preparação e respostas a emergências veículos e tecnologia embarcada; interação com as vias, além de  fatores humanos ligados à segurança viária. Existem exemplos de empresas certificadas com a ISO 39001 que conseguiram reduzir em 90% o número de acidentes de trânsito, enquanto outras diminuíram em 83% o número de multas e economizou em um ano 6% do custo operacional, com economia em diesel, pneu, sistema de frenagem e manutenção do veículo.

Já a ISO 9001 também funciona como um instrumento para ajudar o gestor a encontrar e corrigir processos ineficientes dentro da organização. Além disso, é uma forma de documentar a cultura da organização, permitindo que o negócio cresça mantendo a qualidade dos bens e serviços prestados.

A ISO (International Organization Standardization) é uma organização fundada em 1946 e sediada em Genebra, na Suíça. Seu propósito é desenvolver e promover normas que possam ser utilizadas por todos os países do mundo.

“Continuamos aprimorando todos os nossos sistemas e operações para oferecer cada vez mais qualidade e desempenho para as empresas, e fazer o transporte dos colaboradores com conforto, pontualidade e segurança”, completa Antonio Carlos.

Atualmente, o Fretadão transporta 17 mil passageiros por dia, em 16 estados, com mais de 840 linhas.

 

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!