O período de pré-venda da nova Ford F-150, que está em sua 14ª geração, começou e as primeiras entregas do modelo estão previstas para os meses de outubro e novembro. Comercializada nas versões topo de linha Lariat (visual clássico) e Lariat Black (peças em preto brilhante de apelo esportivo), que se diferem apenas pelo estilo do acabamento, a picape custará ao consumidor R$ 519.990 e conta com cinco anos de garantia sem limite de quilometragem.
A nova frente, vertical e imponente, traz faróis com luzes de assinatura em formato de F estilizado, de Ford. A grade com duas barras horizontais tem acabamento cromado na versão Lariat e em preto brilhante na Lariat Black, padrão que se repete nos retrovisores, maçanetas e nas novas rodas de 20”. Já os para-choques são cromados na Lariat e na cor da carroceria na Black. É o primeiro modelo a exibir o novo logotipo oval da Ford, com friso e letras brancas em vez do tradicional cromado. O emblema, aplicado na grade dianteira, é mais um item de personalização dos modelos, com fundo azul na Lariat e em preto na Black.
“O novo logo da Ford tem mudanças sutis, mas marcantes, que simbolizam a modernização da marca. A troca do contorno e das letras cromadas pelo branco evita reflexos e aumenta a sua visibilidade. Pelo mesmo motivo, ele ganhou também uma superfície mais plana e fundo de cor sólida”, explica Andrea Sagiorato, designer da Ford América do Sul.
Na parte traseira, as novas lanternas seguem o grafismo dos faróis e introduzem um sensor de carga com luzes de LED que indicam o peso embarcado na caçamba. Essas luzes, semelhantes a um medidor de bateria de celular, se acendem temporariamente, mas a informação fica disponível na central multimídia. O sistema funciona por meio de um sensor na suspensão e o peso é calculado por algoritmos. O escapamento com ponteiras duplas dá um tom esportivo na versão Black.
A tampa da caçamba multiacesso Pro Access pode ser aberta tanto da forma tradicional como lateralmente. Junto com o novo degrau embutido no para-choque, ela torna o acesso ao compartimento de carga muito mais fácil, principalmente quando o veículo é usado com reboque. “Com o Pro Access, a tampa deixa de ser um obstáculo para a entrada na caçamba, com cerca de meio metro de distância, e também serve como apoio, dispensando escadas ou suportes. A entrada é feita de forma prática e sem esforço”, informa André Oliveira, diretor de Engenharia da Ford América do Sul.
Disponível nas cores Vermelho Zadar, Cinza Torres, Cinza Avalanche, Preto Vesúvio, Branco Nur e Azul Mônaco. Seu visual pode ser completado com os seguintes opcionais: santantônio, capota elétrica e de lona, spoiler da cabine, barraca de camping, caixas organizadoras, suporte para bicicletas e adesivos.
Por dentro, a Ford F-150 conta com “head-up display” que projeta informações para o motorista no para-brisa, painel em novo formato que conecta o painel de instrumentos e a central multimídia, ambos com tela de 12”. A cor preta predominante é combinada com itens cromados, esfumaçados e toques de cor terrosa na versão Lariat, e cromados acetinados e detalhes em cinza na Black. Conta com iluminação externa 360 graus com luzes que podem ser acionadas por zona. A manopla do câmbio rebatível permite transformar o console numa mesa de apoio, é outro item diferenciado.
Vem de série com o pacote off-road FX4, composto por protetores metálicos e suspensão com tunagem especial para fora de estrada, e tanque estendido de 136 litros com autonomia de mais de 1.000 km.
É equipada com motor V8 5.0 de 405 cv e torque de 56,7 kgfm, que acelera de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos. A relação peso/potência do mercado é de 5,89 kg/cv. A média de consumo estimada pela fábrica é de 6,3 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada. Possui transmissão automática de dez velocidades e tração 4×4 com as opções “high”, “low” ou automática, além de bloqueio do diferencial eletrônico.
A carroceria em aço com liga de alumínio oferece resistência de nível militar, sendo 200 kg mais leve e com maior rigidez torcional. Possui os seguintes modos de condução: Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio, Lama/Terra, Rocha/Avanço Lento e Rebocar/Transportar. Seu engate de reboque detém capacidade para 3.492 kg recebe preparação elétrica, controle de freio e de oscilação e o exclusivo assistente de reboque Pro Trailer.
Possui, como itens de segurança, oito airbags, piloto automático adaptativo com stop & go, assistente de manutenção e centralização de faixa, assistente autônomo de frenagem e detecção de pedestres, assistente de manobras evasivas, assistente de descida, assistente em cruzamentos, monitoramento de ponto cego com cobertura de reboque, câmera traseira com detecção de objetos e farol alto automático.
Sua central multimídia SYNC 4 tem conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay e permite acessar vários recursos, como a iluminação 360 graus, os assistentes de segurança e o manual do proprietário digital. A conectividade embarcada permite que 75 módulos do veículo recebam atualizações over the air (por sinais) e reforça o pacote de experiências conectadas, convenientes e personalizadas da marca, que inclui o app FordPass Connect, o agendamento de serviços online, o serviço leva e traz, o acompanhamento preventivo inteligente, o Guia 360 e o Ford Concierge.
A picape vem equipada ainda com: câmera 360 graus, ajuste elétrico com memória dos bancos, volante e pedais, sistema de som premium da B&O com 14 alto-falantes, compartimento com chave sob o banco traseiro e caçamba com protetor spray-in de alta durabilidade, nicho com trava, iluminação LED e tomada de 110 V.