Novo carro global será produzido em São Bernardo do Campo, SP
A Ford anunciou hoje um investimento de R$800 milhões para a produção de um novo veículo global em São Bernardo do Campo, SP. “Até 2015, 100% dos nossos carros serão globais”, diz Marcos de Oliveira, presidente da Ford Brasil e Mercosul.
A empresa informou que, já em 2012, irá lançar outros três novos produtos, também globais, abrangendo 15 versões. “Essa é mais uma etapa importante dentro do nosso plano One Ford”, diz Marcos de Oliveira.
No mês de novembro, a Ford já havia anunciado um investimento de R$500 milhões na fábrica de motores e transmissões em Taubaté, SP, onde são produzidos os motores Sigma, de alto rendimento. O investimento total da Ford é de R$4,5 bilhões no Brasil no período de 2011 a 2015.
Lançamentos em 2011
Em 2011, a Ford completou o lançamento do seu primeiro carro global, o New Fiesta, com a introdução da versão Hatch. O modelo acaba de conquistar dois prêmios na América do Sul: além de Carro do Ano, recebeu o Prêmio de Ouro em Segurança do Cesvi por ter alcançado a maior classificação entre os veículos de todos os segmentos, ambos na Argentina. No Brasil, o Fusion Hybrid, primeiro híbrido comercializado regularmente no mercado brasileiro, com tecnologia inovadora, também foi eleito “Carro Verde do Ano” pelos jornalistas especializados da Abiauto.
No mercado de caminhões, a Ford foi responsável pelo principal lançamento do ano: a linha Novo Cargo, uma geração de projeto global para caminhões médios e pesados, que apresentou de uma só vez 11 modelos, incluindo a opção de cabine leito. Em 2012, a linha também traz como novidade a motorização Euro 5. O investimento feito pela Ford na operação de caminhões é da ordem de R$455 milhões.
Além dos produtos globais, a Ford renovou seu veículo de entrada, o Ford Ka, com design modernizado e a introdução da versão Sport. Na linha de picapes, lançou a Ranger Sport, que reforçou sua proposta de estilo diferenciado com custo-benefício atraente.
Agora, fecha o ano com mais um produto inovador, o Edge 2012, crossover de luxo que traz um padrão inédito de sofisticação e conectividade e introduz as versões com tração dianteira, de custo mais acessível.
“Tivemos um ano de muito trabalho, de muita concorrência e competitividade. Mas conhecemos bem esse mercado e continuamos consolidando nossa posição em volume e lucratividade, com uma rede de distribuição forte e renovação constante para oferecer a linha mais completa de veículos para os nossos consumidores”, diz Marcos de Oliveira. “Em 2012, teremos grandes novidades que vão continuar a surpreender o mercado.”
Ações corporativas
Em 2011, a Ford também deu sequência ao reforço dos pilares da marca, representados pelos conceitos de Qualidade, Segurança, Sustentabilidade e Criatividade, presentes não só nos produtos mas também nas ações corporativas da empresa.
Exemplo disso é o Seminário de Sustentabilidade Ford, realizado ontem, com a participação de especialistas para debater temas como eletrificação e uso de materiais alternativos. O evento incluiu também a entrega do 16º Prêmio Ford de Conservação Ambiental, promovido no Brasil desde 1996 e reconhecido como um dos mais importantes nessa área.
A Ford vem inovando também na sua comunicação, com uma presença mais forte nas mídias sociais e ações focadas especificamente nessa área, para aumentar a interatividade com os consumidores.
Divulgação
—