Pedra fundamental foi lançada na terça-feira, 20
A Ford confirmou notícia já antecipada por Automotive Business sobre a produção de um novo motor da marca no País. A novidade é que a fábrica do novo produto será em Camaçari, na Bahia, ao lado das instalações onde são montados o EcoSport e o Fiesta, nas versões sedan e hatch, que hoje usam motores Zetec Rocam supridos pela planta da Ford em Taubaté (SP).
O investimento de R$ 400 milhões,para a montagem de 210 mil motores/ano, foi anunciado oficialmente nesta terça-feira, 20, em cerimônia no Complexo Industrial Ford Nordeste, com a presença de Marcos de Oliveira, presidente da montadora no Brasil e Mercosul, e do governador da Bahia, Jaques Wagner. O aporte ainda faz parte do pacote de R$ 4,5 bilhões que o grupo aplicará no País até 2015 e acontece no momento em que a Ford completa dez anos de atividades em Camaçari.
Oliveira disse o novo investimento representa mais um passo na estratégia da Ford de ter 100% de sua linha de veículos no Brasil formada por produtos globais até 2015. A nova fábrica vai ocupar um prédio de 24 mil m2.
Projetos de motores são usualmente desenvolvidos em segredo pelos fabricantes de veículos e detalhes sobre os produtos são guardados a sete chaves. Informações de bastidores apontam que o novo propulsor será um três cilindros da Família Fox, criado na Inglaterra, provavelmente com bloco de ferro fornecido pela Tupy, de Joinville (SC), tradicional parceira da Ford. O projeto brasileiro deverá ser mais simples do que o Ecoboost 1.0 litro, derivado do Fox, este com bloco de alumínio, turboalimentação e injeção direta, anunciado pela companhia recentemente, para produção internacional em 2012 (leia aqui).
A produção do motor Fox na Bahia dá sinais de outro segredo da Ford: ao contrário do que se presumiu, o sucessor do Ka, atualmente montado em São Bernardo do Campo (SP), será feito na Bahia e receberá o motor Fox, que a médio prazo aposentará o Zetec Rocam. A estratégia permitirá abrir espaço na planta do ABC paulista para a montagem do novo Fiesta (projeto B299), atualmente importado do México, a partir do início de 2012.
Rogelio Golfarb, diretor de assuntos corporativos da Ford, disse à Agência Estado que o novo motor será um produto global, com avanços em eficiência energética e sob o ponto de vista do meio ambiente.
A Ford promoverá evento em Brasília, dia 4 de janeiro, para a apresentação à imprensa do novo EcoSport, cujo lançamento está previsto para o segundo semestre de 2012 (leia aqui).
Taubaté
Localizada a 130 km da capital paulista, a fábrica da Ford em Taubaté é uma das pioneiras no Brasil na fabricação de componentes e sistemas de powertrain, com capacidade anual para 430 mil motores e 430 mil transmissões, executando processos de fundição, usinagem e montagem.
Em dezembro de 2009 foi inaugurada a linha de motores Sigma, primeiros flexíveis com bloco, cabeçote, cárter e pistões de alumínio. A unidade fabrica também o Zetec Rocam, que será substituído progressivamente pelo novo Fox.
Investimentos
O aporte de R$ 400 milhões em Camaçari faz parte dos R$ 4,5 bilhões que a empresa investirá no Brasil até 2015. A Ford divulgou no início de dezembro que destinará R$ 800 milhões para a unidade de São Bernardo do Campo, para a montagem de um carro global, e em novembro já tinha anunciado outros R$ 500 milhões para ampliar a capacidade da fábrica de motores de Taubaté. Em outubro, R$ 455 milhões foram direcionados à operação de caminhões, também em São Bernardo, para a produção de um modelo extrapesado nos próximos anos. Os R$ 2,35 bilhões restantes do programa devem ser destinados à Ford Nordeste, um pouco à Troller, em Horizonte (CE), comprada em 2007 para a ampliação dos benefícios fiscais da Ford na região.
“Entre 2012 e 2015 teremos uma enxurrada de novos produtos Ford no Brasil”, prometeu Marcos de Oliveira no início de dezembro.
Automotive Business