Exposição realizada no final de outubro serviu como alerta aos empresários do setor de transporte.
A oportunidade de tomar contato com a tecnologia envolvendo os caminhões do ciclo Euro V, assunto largamente discutido durante a realização da Fenatran, entre 24 a 28 de outubro passado, funcionou como um choque para os empresários do setor de transportes.
A afirmação veio do diretor de vendas da Iveco, Alcides Cavalcante, em encontro com jornalistas na noite desta quinta-feira, em Jundiaí (SP), quando a marca comemorava a inauguração da 100ª concessionário da marca no País (leia neste portal). “A impressão que tivemos é que a partir da feira todos passaram a entender que a chegada do Proconve P-7 é coisa séria, irreversível e que a partir de janeiro começa avaler as novas regras, que não terá o “jeitinho brasileiro” mudando as coisas na última”, afirmou.
O fato que levou o executivo a chegar a essa conclusão foi a corrida acentuada para a compra antecipada dos caminhões Euro III, que deixam de ser produzidos em 31 de dezembro, mas serão comercializados até meados do primeiro semestre de 2012.
Segundo Cavalcante, a marca registrou desde então um aumento de 20% na procura pelos modelos da Iveco. Com a aquecida do mercado, a marca projeta fechar 2011 com a venda total de 21 mil unidades. Para efeito de comparação, em 2010 a Iveco comercializou um total de 15.404 caminhões, o que representou um crescimento de 57% no volume de vendas da marca em relação ao ano de 2009.
Mercado atípico – Nem todos gostam, ou não podem falar, sobre os resultados de vendas obtidos com a realização da Fenatran. A Volvo, por exemplo, não confirma, mas fontes ligadas á empresa garantem que a marca fechou bons negócios no período da feira e que os números chegam a quase 4.000 unidades, sendo que 60% das vendas foram de modelos Euro V. Graças ao crescente mercado gerado pela mudança da lei, a Volvo deve fechar 2011 com um volume próximo de 21 mil unidades.
Por conta dessa maior procura, o mercado brasileiro deverá fechar o ano de 2011 com um volume total próximo de 170 mil unidades. “Mas estamos em um mercado atípico”, analisa Tânia Silvestri, diretora de vendas e marketing da Mercedes-Benz Caminhões em recente encontro com a imprensa. “A perspectiva para 2012 é que o mercado volte a um patamar de 150 unidades”, conclui.
Transpoonline