Fenatran deu choque nos transportadores

Exposição realizada no final de outubro serviu como alerta aos empresários do setor de transporte.

Exposição realizada no final de outubro serviu como alerta aos empresários do setor de transporte.

A oportunidade de tomar contato com a tecnologia envolvendo os caminhões do ciclo Euro V, assunto largamente discutido durante a realização da Fenatran, entre 24 a 28 de outubro passado, funcionou como um choque para os empresários do setor de transportes.

A afirmação veio do diretor de vendas da Iveco, Alcides Cavalcante, em encontro com jornalistas na noite desta quinta-feira, em Jundiaí (SP), quando a marca comemorava a inauguração da 100ª concessionário da marca no País (leia neste portal). “A impressão que tivemos é que a partir da feira todos passaram a entender que a chegada do Proconve P-7 é coisa séria, irreversível e que a partir de janeiro começa avaler as novas regras, que não terá o “jeitinho brasileiro” mudando as coisas na última”, afirmou.

O fato que levou o executivo a chegar a essa conclusão foi a corrida acentuada para a compra antecipada dos caminhões Euro III, que deixam de ser produzidos em 31 de dezembro, mas serão comercializados até meados do primeiro semestre de 2012.

Segundo Cavalcante, a marca registrou desde então um aumento de 20% na procura pelos modelos da Iveco. Com a aquecida do mercado, a marca projeta fechar 2011 com a venda total de 21 mil unidades. Para efeito de comparação, em 2010 a Iveco comercializou um total de 15.404 caminhões, o que representou um crescimento de 57% no volume de vendas da marca em relação ao ano de 2009.

Mercado atípico – Nem todos gostam, ou não podem falar, sobre os resultados de vendas obtidos com a realização da Fenatran. A Volvo, por exemplo, não confirma, mas fontes ligadas á empresa garantem que a marca fechou bons negócios no período da feira e que os números chegam a quase 4.000 unidades, sendo que 60% das vendas foram de modelos Euro V. Graças ao crescente mercado gerado pela mudança da lei, a Volvo deve fechar 2011 com um volume próximo de 21 mil unidades.

Por conta dessa maior procura, o mercado brasileiro deverá fechar o ano de 2011 com um volume total próximo de 170 mil unidades. “Mas estamos em um mercado atípico”, analisa Tânia Silvestri, diretora de vendas e marketing da Mercedes-Benz Caminhões em recente encontro com a imprensa. “A perspectiva para 2012 é que o mercado volte a um patamar de 150 unidades”, conclui.

Transpoonline

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