Falta de conexão 5G nas estradas preocupa transportador

A tecnologia está sendo aplicada no país, principalmente nos centros urbanos, mas o executivo da Ghelere destaca a importância da aplicação em demais localidades

Conexão 5G

A conexão 5G nas estradas é essencial para o transportador, que utiliza aparatos tecnológicos que dependem de internet. Dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) revelam que apenas 4,32% do território brasileiro possui cobertura 3G e 12,45% o 4G, e a porcentagem de cobertura por moradores ultrapassa os 90%.

Para o diretor executivo da Ghelere Transportes, Eduardo Ghelere, com a chegada da rede 5G, todos se preparam para uma internet mais veloz e prática, mas a instalação será concentrada nos grandes centros. Para quem passa muito tempo nas estradas, o cenário continua o mesmo.

Expectativas

A quinta geração de internet traz a expectativa de maior estabilidade nas comunicações, de velocidade no download e de envio de arquivos. O executivo comenta como o 5G influencia no transporte de cargas: “A mudança é que vamos conseguir trafegar com dados mais altos e automaticamente conseguiremos ver a câmera em tempo real nos caminhões. Hoje conseguimos ver com o 4G, mas é ruim. Não há uma revolução, é só uma melhoria que vai dar um passo a mais no tráfego de dados”.

Eduardo potencializa que a cobertura nas pistas traria maior vantagem para a categoria de transportes. “Não adianta ter o 5G nos grandes centros, se para o nosso setor não impacta tanto quanto ter o 3G na beira da pista. Temos um caminhão que raramente quebra, mas se acontece é no fim de semana, onde o celular não tem sinal e o motorista precisa andar um quilômetro para falar que o veículo quebrou. Sabemos que ele está parado, mas não sabemos se ele está na beira da pista ou num posto de gasolina.”

Conexão mínima

Os rastreadores necessitam de uma conexão mínima 3G para funcionar e possibilitar o monitoramento e a segurança da carga e do transportador. O risco da inexistência de sinal para pedir ajuda é preocupante para veículos menores também, em casos de acidentes ou de falhas mecânicas. De acordo com Ghelere, a Anatel prevê a instalação do 5G nas rodovias, mas não oferece detalhes e deixa uma data muito longe para que essa modernização aconteça.

Ele também destaca a importância do investimento para assegurar a proteção nas estradas e a prestação de ajuda assim que o problema for detectado. “Eu gostaria de dar um passo para trás e ter a obrigatoriedade, minimamente, do 3G em todas as rodovias federais, que são menos extensas que as estaduais, pois temos o rastreador, e se o caminhão quebrar o motorista tem um WhatsApp que funciona para pedir ajuda.”

Melhorar o que já existe

A modernização acontece diariamente, e as novas tecnologias simplificam cada vez mais os processos. Essa busca por avanço é benéfica. No entanto, antes de promover melhorias para setores específicos da sociedade, é necessário avaliar se as condições presentes já estão niveladas, caso contrário essas melhorias podem deixar a maior parte da sociedade em desvantagem enquanto apenas uma parcela pequena é beneficiada.

“Já temos Wi-Fi instalado em todas as unidades para os motoristas, fizemos um avanço na conexão interior e teremos melhoria também fora das unidades. É a evolução natural da tecnologia, nada de revolucionário, mas que facilita tarefas cotidianas”, finaliza Eduardo.

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