Enquanto aguarda construção da fábrica, Foton lança caminhão 10-16T

    Importado da China, modelo foi desenvolvido em conjunto com o Brasil, para atender aos segmentos de 10 a 13t de PBT
     
    Ao mesmo tempo em que se ocupa da construção da fábrica no Brasil, em Guaíba (RS), a Foton agrega um novo produto ao seu portfólio. É o caminhão leve Foton 10-16 DT, concebido para competir na faixa dos comerciais de carga de 10t de PBT, mas com capacidade de chegar a 13 toneladas, quando equipado com terceiro eixo. 
    Desenvolvido em conjunto pelas equipes de engenharia do Brasil e da China, o Foton 10-16T consumiu investimentos de mais de R$ 2 milhões, em esforços de engenharia e homologação do produto. Importado inicialmente da China, o modelo será o primeiro a ser produzido na futura planta brasileira, prevista para entrar em operação em 2016.
     
    O Foton 10-16T vem equipado com um motor Cummins de 3.8 Iitros, que entrega 160 cavalos de potência e torque de 600 Nm.  Outro diferencial do modelo é a caixa de transmissão ZF-6-S-500 de seis marchas com over drive e ntrada para tomada de força.  Seu entreeixo de 3360 mm atende a aplicação VUC (veículo urbano de carga), com opções ainda de 3800 mm e 4500 mm. 
     
    “Nossos concorrentes utilizam câmbios de cinco velocidades e, só opcionalmente o de seis marchas, a um preço bem maior. Com o excelente balanceamento do trem de força e considerando um uso adequado pelo condutor, o baixo consumo de combustível será um diferencial a ser observado no Foton 10-16 DT, já que com câmbio de seis marchas e overdrive de série, o cliente recebe um benefício de elevado valor agregado na sua planilha de custo operacional”, garante Eustaquio Sirolli, gerente de desenvolvimento de produto da Foton Caminhões. 
     
    Além de todos os componentes mecânicos e demais diferenciais estruturais, o Foton 10-16 DT conta com um grande número de itens de série, que ressaltam ainda mais a excelente relação custo-benefício do novo caminhão da marca. A lista inclui como itens de série: defletor aerodinâmico no teto, que contribui para redução de consumo nos veículos equipados com baú; ar condicionado, vidros com acionamento elétrico; rádio com saída auxiliar, itens inexistentes ou opcionais nos produtos da concorrência; cobertura do degrau de acesso à cabine também de série, afim de evitar abordagens externas indesejáveis e garantir maior segurança;  generoso ambiente interno com diversos nichos para acomodar documentos, notas fiscais e objetos pessoais dos ocupantes; coluna de direção ajustável em inclinação e altura, ergonomia perfeita aos diversos perfis de motoristas.
     
    A previsão de vendas do novo modelo é de 300 unidades até o final deste ano, 800 em 2015 e cerca de 1500 unidades em 2016, já incluindo a versão nacionalizada. “A robustez do novo Foton 10-16 DT e sua notável qualidade, aliada ao melhor posicionamento de preço do mercado, nos permite competir diretamente com caminhões do segmento de 8 toneladas. Desta forma temos total certeza que atingiremos nosso objetivo em termos de volume de vendas e satisfação dos nossos clientes”, diz Bernardo Hamacek, CEO da Foton Caminhões.
     
    Compartilhe nas redes sociais

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor, entre com seu comentário
    Por favor, entre com seu Nome aqui!