As 60 companhias de ônibus associadas ao movimento Busão Legal vão promover o plantio de 500 mudas de árvores em região da Mata Atlântica de Campinas, localizada na APA (Associação de Proteção Ambiental) de Jaguatibaia. A ação, que terá início em outubro, em razão da produção e do período das chuvas, contará com um mix de até 30 espécies nativas.
O local é classificado como Unidade de Conservação de Uso Sustentável e que contempla as bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. A expectativa é que haja a compensação de 72 mil toneladas de CO2. Entre as espécies a serem plantadas estão Guaçatonga (espécie medicinal), Pau-Viola (atrativo fauna), Tápia, Cedro-Rosa (ameaçada de extinção), Ipê-Amarelo (espécie ornamental) e Ingá.
“Dentro da agenda ESG que temos dedicado esforços, como a renovação da frota com modernos veículos modelo Euro 6, que reduzem a emissão de gases poluentes, o plantio de mudas irá acelerar o processo de descarbonização. E já temos engatilhado outro projeto riquíssimo em que os usuários de ônibus poderão colaborar. Trata-se do Passagem Verde, que será lançado até dezembro deste ano, no qual os clientes poderão comprar cotas para compensar carbono”, afirma Antonio Laskos, diretor executivo do Sindicato de Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de São Paulo (SETPESP).
LEIA MAIS: Picapes e SUVs a diesel estão desvalorizando mais que as versões flex