A TIM e a Ecorodovias anunciam parceria para cobrir 850 quilômetros de rodovias com conexão 4G. É parte do acordo cobrir toda a extensão da BR-153, BR-080 e BR- 414 em uma das principais ligações entre o Meio-Norte e o Centro-Sul do país, de Tocantins a Goiás. Segundo a concessionária, a medida pode beneficiar 31 mil veículos que circulam diariamente nessas vias.
Atualmente, apenas 20% dessa malha possui sinal de telefonia móvel, o que dificulta em casos de ligações de emergência e uso de aplicativos GPS, por exemplo. A implantação inicia este ano e tem previsão de conclusão para o final de setembro de 2024.
A parceria beneficiará também mais de 900 mil moradores de 33 municípios, 88 escolas públicas e 31 unidades de saúde. Além disso, promete estimular a conectividade do agronegócio da região, mais de 8.500 propriedades rurais.
O projeto foi desenhado pela TIM para que a concessionária atenda às exigências de seu edital de concessão. O edital prevê a cobertura para comunicação e serviço de atendimento da concessionária. A conclusão deve ser feita antes do prazo contratual.
Rodovias conectadas
Além da melhora na segurança viária, que permitirá ligações emergenciais, atendimento com a concessionária, entre outros serviços, o 4G permitirá a inclusão de meios de pagamento digital nas praças de pedágio. Também há a possibilidade de implementação de aplicativos que facilitem a comunicação com a empresa.
As viaturas da concessionária poderão utilizar a conexão para otimizar as ordens operacionais e de serviços de manutenção nas vias.
Leia também: Índice ABCR de movimento nas estradas sobe em janeiro