Por trás da aparência robusta de um pneu de carga está uma combinação precisa de materiais e muita tecnologia. A carcaça é a espinha dorsal do produto, composta por talões de aço, cintas estabilizadoras e camadas de borracha projetadas para suportar toneladas de pressão.
Um raio-X detalhado de um pneu revela uma carcaça radial, feita de cabos de aço trançados, que garantem flexibilidade e resistência ao produto. Essa estrutura é envolvida com uma mistura de borracha natural (extraída de seringueiras) e sintética (derivada do petróleo), com propriedades ajustáveis. Além de aditivos estratégicos como negro de fumo, sílica e antioxidantes, relata Alex Rodrigues, Gerente de Processos da Dunlop.
“A borracha natural tem maior elasticidade e aderência, enquanto a sintética oferece melhor resistência ao desgaste. A combinação dos dois tipos permite ajustar características como rigidez e flexibilidade conforme a necessidade de cada parte do pneu”, detalha o especialista.
Aditivos como negro de fumo (carbono) e sílica são essenciais. “O carbono entra nas reações químicas durante a vulcanização, dando rigidez à borracha. Já a sílica reduz a resistência ao rolamento, economizando combustível. Antioxidantes, resinas e aceleradores completam a fórmula, prolongando a vida útil do produto”, esclarece Rodrigues.
Mistura perfeita
A durabilidade e a segurança dependem da fórmula dos compostos. Segundo o gerente, a banda de rodagem precisa ser resistente ao atrito, enquanto as laterais exigem flexibilidade para amortecer impactos.
O processo de vulcanização, que usa calor e pressão para unir as moléculas da borracha ao enxofre, é crucial. “Ele transforma a estrutura da borracha de um material plástico e mole para um estado elástico e durável. Por fim, a fórmula inclui ainda temperatura e tempo controlados rigorosamente, para evitar qualquer espécie de defeito”.
O executivo lembra que a Dunlop investe em tecnologias disruptivas, como o Active Tread, um composto que se adapta a condições extremas (frio, chuva ou calor). “No Japão, já testamos pneus com IoT, que monitora a estrada e a temperatura em tempo real”.