Distribuição de bebidas para o carnaval desafia transportadores

Na Ghelere transportes, o planejamento de risco se intensifica e a empresa inicia os preparativos desde os primeiros dias do ano

Distribuição de bebidas

O Carnaval movimenta a distribuição de bebidas e diversos setores aguardam com boas expectativas para este ano. De acordo com dados divulgados pela Confederação Nacional de Comércio de Bens (CNC), o Carnaval deste ano deve movimentar cerca de 9 bilhões de reais, representando um aumento de 10% em relação ao ano anterior.

Um estudo da Scanntech aponta que em 2022 o consumo de cerveja aumentou em 34,8%, o de energéticos em 31,2% e o de misturas alcoólicas em 55,8%. O consumo desses produtos durante o Carnaval gera bons números para empresas do segmento.

No setor de distribuição, os preparativos começam logo nos primeiros dias do ano. Segundo Eduardo Ghelere, diretor executivo da Ghelere Transportes, assim que o ano começa, a empresa já começa a abastecer os centros de distribuição, que já esperam alta demanda do consumo de bebidas, especialmente no litoral de Santa Catarina.

Duplo desafio

De acordo com Eduardo, nos meses de janeiro e fevereiro de 2023, foram transportadas 11 mil cargas e 240 mil toneladas de mercadorias. Apesar do aumento projetado pelo mercado ser maior, espera-se um acréscimo de 10% em relação ao ano anterior. Clientes estão com alta demanda, porém com pouco espaço em seus centros de distribuição, o que torna a operação um desafio duplo.

“Por conta desse alto fluxo e da falta de espaço, temos que encaixar as descargas com a retirada da mercadoria para entrega, fazendo com que a operação precise estar ainda mais alinhada. Porém, mesmo com esses desafios, estamos todos posicionados para uma venda maior que ano passado”, afirma Ghelere.

Gerenciamento de riscos

Mesmo com as boas expectativas para o evento, preocupações conhecidas pelos transportadores rodoviários de cargas são recorrentes também para a transportadora. “Temos que ter cuidado redobrado, pois desde o Natal o fluxo nas rodovias no país aumenta, e o volume de carga de alimentos em geral é bastante alto. Por isso, aqui dentro, adotamos uma operação chamada Plano Verão”, destaca o empresário.

A operação consiste no aumento do controle e do gerenciamento de risco, visando facilitar o trabalho dos colaboradores, possibilitando maior dedicação e atenção a outras atividades que também demandam de seus responsáveis. O objetivo da empresa é trazer mais segurança para os motoristas para que possam realizar as entregas com o menor número de intercorrências.

Leia também: Ghelere Transportes realiza treinamento para desenvolvimento de líderes

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!