Depois do Euro VI Iveco irá investir no gás

Por José Augusto Ferraz

- setembro 21, 2022

Depois de investir no desenvolvimento de motores diesel, para atender a futura legislação de emissões Proconve P-8 (Euro VI), a filial brasileira da Iveco irá voltar suas atenções para uma nova linha de veículos movidos a gás, de ciclo Otto, com lançamento previsto para o ano que vem. A informação é do próprio presidente da empresa,  Márcio Querichelli, anunciada por ocasião do encontro com jornalistas brasileiros, incluindo Frota&Cia, na IAA Transportation, a maior feira de transportes do mundo,  que acontece de 20 a 25 de setembro em Hannover, na Alemanha.

“A nova família vai consumir R$ 60 milhões de investimentos para o desenvolvimento e nacionalização do produto, incluindo cerca de 70 mil horas de testes em bancadas e junto aos clientes da marca”. O executivo explica que embora a empresa seja detentora dessa tecnologia na Europa e também na Argentina, todos os produtos devem ser amplamente testados e homologados para a realidade brasileira, sem revelar detalhes da gama de veículos. Sabe-se apenas que as versões a gás integram o programa Brasil Natural Power e prometem uma redução de 10% nas emissões de CO2 se abastecidas com GNV ou até 90% om biometano.

Infraestrutura

Querichelli, no entanto, admite que a infraestrutura do país para o uso do gás veicular ainda é precária, já que a rede de postos equipados para atendimento da frota é bastante reduzido, em especial com bombas de alta pressão.

No esforço de atender essa demanda, o presidente da Iveco informou que tem se reunido com executivos da Scania, pioneira na introdução de caminhões a gás no país, além de outras empresas privadas e representantes de orgãos oficiais, com o objetivo de discutir formas de ampliar a rede de postos de abastecimento voltados o para atendimento da frota de caminhões.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *