Daily Minibus elétrico chega ao Brasil para período de testes

    A Iveco apresenta seu conceito de transporte com energia 100% limpa: o Daily Minibus Elétrico. Desenvolvido na Europa, o veículo chega ao Brasil para testes com a equipe de engenharia e inovação da marca. O objetivo é explorar as possibilidades da utilização da energia elétrica na movimentação de passageiros.

    Segundo Fábio Nicora, gestor da área de Inovação da Iveco para a América Latina, a ideia é aprimorar o projeto e adequar o modelo para atender as demandas que o mercado necessita. “O Daily Elétrico já roda em alguns países da Europa, porém, para o Brasil e toda a América Latina, precisamos entender as necessidades do segmento, como também a utilização do produto, de acordo com as diferenças climáticas e de  aplicações dos clientes.”

    O projeto tem parceria com a Fiat Chrysler Automobiles (FCA), Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

    Daily Elétrico

    O protótipo está equipado com baterias de sódio e níquel FIAMM SONICK Z5, que alimentam um motor elétrico MES-DEA de corrente alternada, tipo assíncrono, trifásico, controlado por um inversor de potência refrigerado a água.

    As baterias não exigem manutenção, sendo que o tempo de recarga é de até oito horas para cada ciclo – quando estão completamente descarregadas.

    Cada uma das baterias é hermeticamente fechada em um invólucro metálico, que isola totalmente a parte ativa do ambiente externo, garantindo a mesma performance, seja com temperatura ambiente elevada ou muito baixa. Ao contrário das outras tecnologias disponíveis no mercado, os componentes da bateria FIAMM SONICK não liberam hidrogênio durante a carga. Além disso, são três vezes mais leves do que o modelo de chumbo-ácido comum, com capacidade similar de armazenamento de energia.

    O sistema de tração elétrica desenvolvido pela Iveco é adequado para operações de logística urbana do veículo, permitindo o uso da energia embarcada durante a frenagem. Além disso, o Daily Elétrico poupa sua carga ao desligar a direção assistida, nas ocasiões que o veículo está parado. O veículo pode chegar a até 70 km/h, e sua autonomia varia de 90 km a 130 km, com carga energética completa.

    Montado sobre o chassi-escada, o equipamento garante rigidez, resistência à fadiga e maior durabilidade do segmento. Por esse motivo, a Iveco pode oferecer, nas versões furgão e chassi cabine, o peso máximo de 7 toneladas. 

    O painel, por sua vez, permite o monitoramento, das condições do sistema elétrico, como estado da carga, tensão, temperatura da bateria e indicações sobre as condições de funcionamento do sistema de propulsão elétrica.

     

    Compartilhe nas redes sociais

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor, entre com seu comentário
    Por favor, entre com seu Nome aqui!