Desde quando começou a produzir no Brasil em 2013, a DAF despontou no mercado como uma das grandes fabricantes de caminhões em solo brasileiro. Agora, em agosto de 2024, a marca chegou à marca de 40 mil caminhões produzidos. O veículo histórico é um XF 6×2, com motor 530 cv, para a Theo Transportes.
O modelo sai de fábrica na cor Demo Yellow, com cabine Super Space e acabamento Comfort, referência no mercado, e equipado com suspensão pneumática. O motor é o PACCAR MX-13 com 530cv, tecnologia Proconve P8/Euro 6, e entrega torque máximo de 2.600 Nm. Este motor conta com 6 cilindros e 12,9 litros, sistema de injeção common-rail e freio motor de 490 cv @2.100 rpm com três estágios de potência. A transmissão ZF TraXon é de 12 velocidades à frente + 2 à ré, automatizada / Direct Drive.
“Essa é mais uma conquista para a DAF Caminhões no Brasil. Este momento histórico reforça nossa estratégia de conquistar o mercado brasileiro com veículos modernos e versáteis, atendendo às mais diversas aplicações com toda a qualidade e expertise da DAF no mundo. Crescemos no mercado porque combinamos ótimos produtos, relacionamento próximo com nossos clientes e um pós-venda que está em constante evolução“, comenta Luís Gambim, Diretor Comercial da DAF Caminhões.

“São argumentos técnicos que fazem a diferença na hora do cliente escolher um modelo XF. São veículos preparados para diversas situações e que contam com o apoio da DAF em todos os momentos, desde a compra, passando pela entrega técnica, até o pós-venda em nossas concessionárias, que já são referência nesse serviço no Brasil”, afirma Gambim.
Histórico
A entrega do DAF 40 mil ocorreu no último dia 8 de agosto, na sede da fabricante, em Ponta Grossa (PR). Estiveram presentes os executivos da DAF, os representantes da concessionária DAF Eldorado, responsável pela venda do modelo, e a equipe da Theo Transportes, proprietária do veículo.
“É uma honra para nós ter este caminhão na frota da Théo Transportes, especialmente por ser um modelo que ajudou a construir a história da fabricante no Brasil. Temos mais de 40 veículos da marca em nossa frota, e fazer parte desse momento marcante, tendo o caminhão 40 mil conosco, nos faz alavancar ainda mais uma parceria de anos”, comemora Luciano Kanitz, CEO da Théo Transportes.
Presente no Brasil desde 2011, a DAF Caminhões, fabricante de origem holandesa e subsidiária do grupo norte-americano PACCAR, já se consolidou como uma das maiores companhias do segmento de linha pesada no País. Com presença em todo o território nacional, a DAF mantém seu ritmo de crescimento para expandir ainda mais seus negócios no mercado brasileiro.
No primeiro semestre de 2024, a DAF teve um aumento de 28,% nas vendas em relação ao semestre anterior, e ocupa o posto de 5º maior número de licenciados neste ano. Ao todo, foram 4.600 unidades comercializadas somente nos primeiros seis meses de 2024. Atualmente, conta com 61 pontos de atendimento em todo o país e projeta alcançar a marca de 76 em 2024, entre Concessionárias DAF e Lojas TRP.
LEIA MAIS: Stellantis lança o serviço Stellantis Locadora
