Depois de alcançar uma participação de quase 9% no mercado de caminhões pesados em apenas 9 anos, a DAF decidiu avançar ainda mais no segmento inferior dos semipesados, que hoje conta com apenas três modelos da marca. A montadora holandesa, controlada pela Paccar, anunciou o lançamento do novo DAF CF rígido, nas versões 6X2 e 8×2, próprios para distribuição regional.
A novidade vem equipada com o novo motor Paccar GRT, de 6,7 litros e seis cilindros em linha, que oferece duas configurações de potência: 280cv e 300cv, além de 1.100Nm de torque. A transmissão é a ZF AS Tronic de 12 velocidades, de acionamento automatizado e oferecida como ítem de série. Os eixos trativos são da Meritor (MS-155 20T), com relação de diferencial de 3,73:1 e 4,10:1, enquanto o eixo direcional é da própria DAF modelo 133N.
Destaque também para as três versões de cabine – Day, Sleeper e Space – a primeira para operações urbanas que dispensam o uso de leito. Tanto a Day quanto a Sleeper possuem altura interna de 1,60m, enquanto a Space alcança 2,23m de altura e 2,10 de comprimento e ainda vem equipada com leito beliche e acesso por escada à cama superior.
Conforto a bordo
“O novo CF chega ao mercado como o mais confortável de sua categoria”, garante Jarno Broeze, diretor de desenvolvimento de produto da DAF Caminhões Brasil. “Toda a elaboração do projeto foi pensada para que o motorista trabalhe com mais ergonomia e conforto, para proporcionar a ele menos cansaço e mais atenção ao volante”, completa.
O conforto a bordo é garantido também pelo ar-condicionado opcional, diversas opções de bancos para motoristas e passageiro, cortinas blackout e iluminação interna acionada e controlada por botões digitais, com três níveis de regulagem. Outra comodidade é a opção de geladeira interna, com capacidade para 33 litros.
Os novos semipesados da DAF contam ainda com o Assistente de Performance ao Condutor, um ítem de série que mostra a forma de condução do veículo em tempo real, que colabora para a redução do consumo de combustítvel.
“Estamos oferecendo um salto de qualidade significativo no segmento. O novo CF chega ao mercado brasileiro elevando o conceito de conforto da categoria, além de mais segurança e design com foco nos motoristas”, comemora Luis Gambim, diretor comercial da empresa. O novo CF rígido já está disponível para encomendas, mas seu preço público não foi divulgado ainda.