Comportamento humano é a principal causa dos acidentes no país

É o que mostra pesquisa divulgada pela Fundação Dom Cabral

É o que mostra pesquisa divulgada pela Fundação Dom Cabral

Uma pesquisa divulgada ontem pelo Núcleo CCR de Infraestrutura e Logística da Fundação Dom Cabral, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), mostrou que o comportamento do motorista é o maior responsável pelos acidentes nas estradas brasileiras tanto federais, quanto concedidas. Além disso, o maior número de acidentes concentra-se aos finais de semana e em perímetros urbanos, onde há concentração de maior tráfego.

Para a realização do estudo, foram coletados junto à Policia Federal, à Confederação Nacional de Transportes (CNT) e às concessionárias de rodovias, dados de acidentes registrados em 25 mil quilômetros de estradas brasileiras, entre 2005 e 2009. A área estudada foi divida em trechos de 50 quilômetros, que em sua maioria apresentavam características urbanas ou rurais.

Foi constatado que em estradas com melhores condições, embora apresentem um volume significativo de acidentes, sua gravidade tende a ser menor, e em sua maioria não resultam em vítimas, uma vez que apresentam melhor estrutura, como áreas de escape e pista dupla.  “No Brasil, os motoristas tem o costume de aumentar a velocidade média ao se deparar com pistas em melhores condições, o que aumenta o risco de colisões e outros acidentes”, explica Paulo Resende, coordenador do Núcleo CCR de Infraestrutura e Logística da Fundação Dom Cabral e responsável pelo estudo. Já em estradas deterioradas e em más condições, dentre os acidentes, as fatalidades ocorrem com maior frequência.

Acidentes

Entre os tipos de acidentes catalogados na pesquisa, colisões, atropelamentos e capotagens diminuíram de 2005 a 2009. Do total de acidentes registrados em 2005, as colisões respondiam por 41,55% dos casos, número que diminuíu para 37,45% em 2009. No mesmo período, atropelamentos reduziram de 5,04% para 3,74% e as capotagens caíram de 7,75% em 2005, para 5,23% do total de acidentes em 2009. Já os abalroamentos (colisão lateral) subiram expressivamente, de 12,12% em 2005 para 22,34% dos acidentes registrados em 2009.

Fim de semana perigoso

O maior número de acidentes, segundo o estudo, concentra-se nos finais de semana, durante as primeiras horas da sexta-feira, sábado e domingo. “O comportamento perigoso do condutor, frequentemente encorajado por consumo de álcool e outras drogas, característico dos finais de semana, leva a um aumento nas taxas de acidentes assim como a um acréscimo nos acidentes com fatalidades neste período da semana”, avalia Resende. Em 2009, 66% dos acidentes fatais causados por atropelamento ou colisão nos trechos pesquisados ocorreram no fim de semana.

Bruno Aurélio

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