Depois de um recorde de inaugurações no setor de atacado e varejo de alimentos em 2022 com 60 feitas em 16 estados, o Assaí Atacadista precisou vencer um grande desafio logístico. Como acompanhar logisticamente esse crescimento?
“Diante desse cenário, precisávamos suportar uma expansão sem precedentes e, para isso, desenvolvemos estratégias em frentes diversas. Abrimos novos Centros de Distribuição (CDs) em regiões de demanda crescente, adotamos novas tecnologias e reavaliamos processos para otimizar custos operacionais e potencializar as operações”, detalha João Andrade, Diretor de Logística.
A estratégia
Uma das primeiras decisões foi pela abertura de três CDs, localizados em Belém (PA), Rio de Janeiro (RJ) e em Arujá (SP). Todos foram abertos durante 2022 e contribuíram para estruturar o salto do Assaí de 212 unidades, em 2021, para 263 lojas em 2022. Hoje, a empresa opera com 12 CDs distribuídos pelo País, dedicados ao abastecimento de produtos de alto valor agregado e ao apoio à regionalização da marca, parte vital do negócio.
Os números dos resultados conquistados ajudam a ilustrar o cenário do projeto. De 2022 ante 2021, o Assaí ampliou a área de armazenagem em 47%, de 175 mil m² para 257 mil m²; e gerou mais de 500 novos postos de trabalho diretos – hoje são mais de 3 mil pessoas dedicadas no time de logística.
Tecnologia é fundamental
O Assaí ainda investiu, entre outras melhorias e adaptações para suportar a expansão, em novas tecnologias como o portal de agendamento para fornecedores, que entrou em desenvolvimento ao longo de 2022, visando a implantação no ano seguinte. Por meio dele, os próprios parceiros conseguem agendar a data e horário dos recebimentos nas unidades em uma plataforma online – o que gera uma otimização de tempo para os dois lados.
Além disso, o Assaí evoluiu com o Prêmio Log Assaí, que reconhece o aprimoramento e a eficiência logística entre seus principais fornecedores, com o intuito de otimizar o nível de serviço e promover melhorias operacionais. Em 2023, em sua segunda edição, a premiação reconheceu as empresas que mais evoluíram dentro da cadeia de abastecimento da Companhia.
Futuro
As novidades também permitiram que a ampliação da operação logística deixasse a empresa preparada para a expansão prevista para os próximos anos. O Assaí tem como meta abrir cerca de 40 lojas em 2023.
“Cada vez mais o Assaí está próximo dos(as) brasileiros e, para isso, o time de Logística seguirá suportando a operação da Companhia e garantindo a qualidade do abastecimento das lojas. Isso porque, embora exista um contexto desafiador para se chegar a esse resultado, no fim do dia o mais importante é termos lojas bem abastecidas, produtos que atendam às necessidades do público de cada loja e, principalmente, clientes satisfeitos”, finaliza Andrade.
LEIA MAIS: Melhorias na BR-470/SC prometem facilitar o escoamento do agro