A CCR Aeroportos anunciou seu projeto de retrofit para caminhões de combate a incêndio (CCI), projetando uma maior eficiência e sustentabilidade na operação. Sendo assim, a primeira fase do programa vai ter sete veículos revitalizados e modernizados
Segundo a empresa, a estimativa é que de aconteça uma economia de aproximadamente 85% em comparação com a aquisição de novos veículos. Além disso, os custos com manutenções preventivas e corretivas serão consideravelmente reduzidos, devido ao uso de componentes mais modernos e encontrados no mercado nacional.
“O projeto não apenas modernizou os veículos CCIs, mas também demonstrou um compromisso com a inovação tecnológica e o desenvolvimento de soluções avançadas para otimizar o combate a incêndios em aeroportos. Essas melhorias elevam o padrão de segurança e eficiência das operações e ainda posicionam o projeto como um exemplo de excelência no setor aeroportuário“, afirma Jaison Melo, Gerente Executivo de Processos Aeroportuários da CCR Aeroportos.
Os primeiros aeroportos a receber os CCIs retrofitados são: Teresina (PI), Petrolina (PE), Imperatriz (MA), Pelotas (RS), Bacacheri (PR) e Curitiba (PR). Antes de serem encaminhados a estes aeródromos, os veículos serão testados no Aeroporto de Goiânia, também administrado pela CCR.
Atualização da frota
De acordo com Paulo de Lima Filho, Gerente de Frota do Grupo CCR, este projeto é uma etapa no processo de atualização da frota operacional da concessionária, que conta com 180 veículos em 16 terminais aeroportuários. O trabalho tem início com uma avaliação das necessidades antes de serem feitas a modernização e a substituição por alternativas menos poluentes. Além dos CCIs, atualmente a frota é composta por ambulifts (plataformas elevatórias para embarques e desembarques nas aeronaves), basculantes, carrocerias abertas, micro-ônibus, ônibus, veículos de resgate, varredeiras, veículos leves e pick-ups.
As frotas são consideradas uma das principais fontes diretas de emissões de carbono em aeroportos e, por isso, são uma preocupação constante da concessionária. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações que a CCR Aeroportos está implementando em seus terminais. Isso inclui a aquisição de duas unidades de ônibus 100% elétricos, com capacidade para transportar até 80 passageiros cada, já em teste no Aeroporto de Goiânia. Esses ônibus estão sendo abastecidos com energia 100% renovável, contribuindo para a redução das emissões diretas. Além disso, ainda em 2024 haverá a aquisição de quatro ambulifts elétricos.
LEIA MAIS: Volvo Trucks lança serviço de gerenciamento de recarga na Europa