Caminhão Atlas 100% elétrico tem chassi Mercedes-Benz

Autonomia do caminhão pode chegar até 16 horas

Adaptado a partir do chassi Mercedes Benz Axor 3344, o caminhão Atlas, 100% elétrico da Vix, chegou com tração de 120 toneladas e usando baterias de fosfato de ferro-lítio. Nesse primeiro momento, o veículo realizará testes para calibração de softwares e de desempenho em alguns dos clientes VIX.

A solução faz parte do portfólio do VIVA – VIX Veículos Autônomos – nova vertical de negócios da empresa voltada para inovação e criação de tecnologias sustentáveis focadas em logística

Detalhes técnicos do Atlas

Axor 3344

O Atlas tem capacidade máxima de tração (CMT) de 120 toneladas, além de um motor elétrico de 450 kWh, o que significa um pouco mais de 600 cv. Um caminhão deste porte, quando convertido para elétrico, deixa de consumir, mensalmente, até cerca de 8.300 litros de diesel em algumas rotas e pode evitar a emissão de quase 21 toneladas de CO2 por mês.

Em relação à bateria, o sistema tem capacidade de 200 kWh, então a autonomia chega a 16 horas. O pacote de bateria tem sistema de controle automático de temperatura, assim como supressão de incêndio. Além de contenção mecânica de proteção e isolamento. O executivo da VIX, Elias Alves, reitera que é fundamental encontrar um ponto do equilíbrio entre autonomia, capacidade e peso no caminhão.

“O objetivo é encontrar o melhor equilíbrio entre capacidade de tração de carga, autonomia e dimensões dos packs de bateria. Replicar a mesma capacidade de tracionamento de carga de um veículo a combustão interna e superá-la é um grande desafio técnico e é o que perseguimos com esse projeto” completa Elias.

Pequena parte da frota da VIX Logística

Segundo Marcos Nunes, gerente do VIVA, o veículo possui potencial para aplicação em diversos tipos de operações:

“Pode ser em movimentação interna , tais como transporte interno de madeira, transporte de produtos siderúrgicos em áreas portuárias, movimentação em pátios de armazenagem de materiais de apoio em áreas no setor de óleo e gás, movimentações internas de rechego de materiais ‘graneis’ em áreas de mineração e siderúrgicas e movimentação de materiais em pátios de matéria prima para alimentação de processos industriais [pátios de sucata, plantas de processamento e armazéns de carga geral”.

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