Brasil terá menor orçamento para obras dos últimos 10 anos

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) terá o menor orçamento para investimentos em dos últimos dez anos. Recentemente,

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) terá o menor orçamento para investimentos dos últimos dez anos. Recentemente, o potencial de investimento da pasta piorou após o presidente Jair Bolsonaro (PL) vetar cerca de R$ 177 milhões do órgão que pertence ao Ministério da Infraestrutura. Com isso, agora, a verba para obras em rodovias federais será de R$ 6,2 bilhões.

De acordo com levantamento do Estadão, trata-se do menor orçamento para o Dnit em dez anos. Em 2012, o órgão teve R$ 9 bilhões, valor que subiu para R$ 10,7 bilhões em 2014. Os números não consideram a inflação. Numa correção pelo IGP-M (FGV), o valor atualizado de 2012 corresponde atualmente a R$ 18 bilhões.

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Vale ressaltar que segundo pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT), 6,9% da malha rodoviária brasileira pavimentada está em estado péssimo e 16,3% ruim. Pelo estudo da entidade, a maior fatia, 38,6%, encontra-se apenas regular. Com isso, 61,8% das rodovias têm qualidade insatisfatória.

Nas previsões da CNT, para manter as condições das rodovias federais no Brasil seria necessário orçamento de R$ 8 bilhões por ano. A verba do Dnit é quase toda destinada a obras em rodovias e parte em manutenção das estradas.

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