O Volvo International Service Training Award, conhecido como VISTA – programa de treinamento da Volvo que promove uma competição mundial de pós-venda da indústria automobilística comercial – tem sua etapa latino-americana sediada no Brasil;
A meta final da competição é contribuir para o sucesso do cliente, para ter profissionais altamente qualificados e atualizados em caminhões e ônibus Volvo. “Os participantes competem, ganham conhecimento, adquirem novas habilidades e se tornam mais ágeis e precisos no trabalho na oficina”, afirma Letícia Watanabe, responsável pelo evento na América Latina.
Os mecânicos participam de provas para resolver problemas teóricos e práticos e reparar eventuais defeitos que ocorrem nos veículos. Funcionários da área administrativa e de peças também fazem parte das disputas.
Nesta edição, o VISTA tem o lema “Sem atalhos para o sucesso”.
Nesta edição, a América Latina teve 3 mil inscrições, sendo 85% dos participantes do Brasil, 15% do Peru e 5% de outros países. Além do Brasil, participam da competição equipes da Argentina, Chile, Cuba, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Panamá, Paraguai, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
Apenas cinco equipes se classificarão para a final mundial, que ocorrerá de 30 de maio a 3 de junho, na Suécia: três do Brasil e duas da região hispânica. Trinta e duas equipes de todas as regiões do globo participarão da última fase.
Participam do VISTA 18,5 mil profissionais, distribuídos em 5 mil equipes de 100 países de todos os continentes. O VISTA começou em 1957 como uma competição nacional na Suécia, sede do Grupo Volvo. Em 1977 tornou-se uma maratona global. A maior parte dos participantes (65%) é formada por técnicos, os demais 35% são das áreas comercial, administrativa e de peças.
Na edição passada, a equipe finlandesa ficou em primeiro lugar. Quando os vencedores mundiais forem anunciados, a maratona terá consumido cerca de 700 mil horas de treinamento em todo o mundo.