Brasil inaugura maior obra de infraestrutura rodoviária do Continente

Governo federal entrega o Contorno Viário da Grande Florianópolis ao custo de R$ 3,9 bilhões para beneficiar o desenvolvimento regional

Trecho do Contorno Viário da Grande Florianópolis | Foto: Divulgação / Arteris
Trecho do Contorno Viário da Grande Florianópolis | Foto: Divulgação / Arteris

A maior obra de infraestrutura rodoviária da América Latina foi entregue, em Santa Catarina, pelo governo federal, no último final de semana. O Contorno Viário da Grande Florianópolis vai reduzir em 1h20 a travessia na região e terá impacto em ao menos nove cidades, entre Santo Amaro da Imperatriz e Tijucas.

O empreendimento resulta de um investimento de R$ 3,9 bilhões sob supervisão da ANTT. A obra atende as necessidades crescentes de mobilidade urbana, bem como melhora as condições do transporte rodoviário de cargas na região. A obra foi incluída no contrato com a concessionária Autopista Litoral Sul, responsável pelo trecho da BR-116/376/PR e BR-101/SC, entre Curitiba e Palhoça. O segmento é conhecido como Corredor do Mercosul, que compreende o Contorno Leste de Curitiba (BR-116), a BR-376 e a BR-101.

Essa obra é um marco na infraestrutura nacional e um símbolo de progresso e modernização para toda a América Latina. A obra foi acelerada, muito por força da fiscalização que a ANTT fez nos últimos 18 meses, trazendo grande avanço com visitas constantes de acompanhamento“, afirmou Rafael Vitale, diretor-geral da ANTT (foto).

Com 50 quilômetros de extensão de pistas duplas, o Contorno Viário da Grande Florianópolis contempla quatro túneis duplos, seis acessos por trevos, sete pontes e mais de 68 mil metros quadrados de estruturas especiais. Seu projeto tem o objetivo de desviar o tráfego da BR-101, que corta a região metropolitana de Florianópolis e deve impactar cerca de 30 mil veículos por dia, sendo uma alternativa rápida para quem está de passagem.

Os quatro túneis do Contorno Viário têm os mais modernos equipamentos de tecnologia e segurança existentes no mercado, integrados em um sistema que engloba iluminação, circuito fechado de televisão (CFTV), sistema de detecção e de combate a incêndio, sinalização com painéis de mensagens variáveis e balizadores de faixa, telefonia de emergência e ventilação, entre outros itens. Cada túnel terá uma subestação, onde será feito todo o controle automatizado dos sistemas, que serão conectados à central de operações em São José dos Pinhais (PR).

A rodovia beneficiará cerca de 1,1 milhão de pessoas. “Eu tenho muito orgulho de estar aqui inaugurando uma obra que nós começamos em 2008. Em apenas 18 meses, nós conseguimos fazer 40% de tudo o que foi feito nesta obra”, declara o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Com uma velocidade máxima de 100 km/h, o novo trecho rodoviário permitirá que motoristas reduzam o tempo de travessia na região em até 80 minutos, especialmente durante os horários de pico. Cerca de 18 mil caminhões por dia utilizarão a nova rota, liberando a BR-101 de um tráfego pesado e diminuindo o custo operacional para transportadoras. Espera-se que 25 a 30 mil veículos diários sejam desviados da rodovia federal, reduzindo em até 22% o tráfego na BR-101.

A Grande Florianópolis, uma região chave para o estado, com 22 cidades, concentra cerca de 15% da população catarinense e é um dos principais centros financeiros, industriais e turísticos do Estado.

O projeto do Contorno Viário da Grande Florianópolis faz parte do Programa Prorev da ANTT, que visa promover inovações regulatórias, tecnológicas e comportamentais no setor de transportes terrestres. “A entrega deste empreendimento não é apenas sobre a construção de uma estrada. Trata-se de criar um legado duradouro de progresso, modernização e sustentabilidade para as futuras gerações“, diz Vitale.

Os trabalhos para a construção do Contorno Viário da Grande Florianópolis também incluíram o plantio de mais de 14 mil mudas de espécies nativas para conservar a biodiversidade local, enquanto cerca de 56 mil exemplares de espécies exóticas foram removidos, contribuindo para a regeneração da restinga. A Baixada do Maciambu, no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, foi uma área foco desses esforços, com 166 hectares reflorestados.

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