A ClickBus, empresa de venda de passagens rodoviárias, participou da Lat.Bus 2024, realizada na semana passada no São Paulo Expo, anunciando que vai expandir seus pontos de venda colocando totens de autosserviço em redes de varejo. Entretanto, a empresa ainda não anunciou quais serão os parceiros na operação.
Elbert Leonardo, vice-presidente, também comentou sobre o ano de 2023, quais as estratégias de crescimento da ClickBus e como foi a Lat.Bus para eles.
Mercado Corporativo
Traçando uma análise do atual momento da empresa, o grande destaque em 2023 da ClickBus foi o crescimento do setor de viagens corporativas. Elbert, aliás, ainda enxerga que esse setor ainda vai crescer muito mais.
“O mercado de venda de passagens no segmento de viagens corporativas representa cerca de 8% das vendas na ClickBus, e ainda há grande potencial de crescimento. Imagina um gerente que precisa visitar clientes em todo o Brasil por avião? Não dá. Um modal não compete com o outro, mas é fato que houve uma migração, muito por conta da evolução da qualidade do serviço dos ônibus”.
Diversificar estratégias
No período pré-pandemia as vendas de passagens rodoviárias não passavam de 12%. Hoje em dia já alcançou 35%. Cada vez mais a rodoviária tem se tornado um ponto de serviço e não de venda, como é o aeroporto, por exemplo.
Muitas coisas no Brasil funcionam diferente dependendo da região, e o mercado rodoviário de passageiros não é diferente. A ClickBus aposta muito nisso como estratégia de crescimento, mas sem deixar de diversificar suas apostas. “É importante manter todos os pratinhos rodando”, brinca Elbert.
“Primeiro, é preciso entender a regionalização do Brasil, assim criando estratégias diferentes para cada mercado. É importante ter parceiros que são especializados em nichos diferentes , como o mercado corporativo que já citei. Esse ano nós crescemos mais de 75% nessa área. Fora isso, é fundamental o investimento em marketing digital, trabalho SEO e tudo mais referente ao crescimento digital. Tudo isso tem dado muito certo até o momento”. Finaliza o executivo.
Inteligência Artificial
Naturalmente, como é de se esperar de uma empresa nativa digital, a ClickBus segue firme buscando novas tecnologias para sua operação, principalmente com Inteligência Artificial. A última novidade anunciada foi a venda por WhatsApp, utilizando IA.
“Nós ja temos soluções implantadas em parceiros nossos, White Labels, que são as viações, como a Danubio, por exemplo. Nesse atendimento você fala e aí o sistema vai te respondendo para a compra da passagem. Até o final do ano vamos ver muita coisa sendo implantada com IA no processo de venda.”
Com um certo mistério, Elbert comentou que ainda não pode anunciar a próxima novidade na área da tecnologia, mas tem a ver com validação da gratuidade.
Sentimento positivo com a Lat.Bus
Diferente da maioria das marcas presentes na feira, a ClickBus apostou em um Lounge Vip para receber possíveis clientes, no segundo andar, em vez de um estande no piso térreo. O objetivo foi oferecer um atendimento personalizado e diferente.
“Foi um total sucesso. Nas minhas melhoras projeções eu não poderia imaginar tamanha frequência aqui no lounge. Se eu tivesse que visitar todo mundo que apareceu, eu ia ficar um ano inteiro viajando.” finaliza Elbert.
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