Um estudo realizado pelo Dnit, Departamento Nacional de Transportes Terrestres, mostra a precariedade do asfalto nas rodovias nacionais.
Apesar de a maior parte da carga que abastece o País ser transportada pelas estradas, apenas uma pequena parte delas é pavimentada. A estimativa é que cerca de 70% da carga transportada pelo Brasil é movimentada pelas rodovias (1,064 bilhão de toneladas por quilômetro), enquanto 18% passaram por ferrovias (298 bilhões de toneladas por quilômetro).
Conforme o levantamento do Dnit, o País conta com 1,7 milhão de quilômetros de estradas, porém, apenas 13%, ou 221.820 quilômetros, estão pavimentados. O restante – 87% das rodovias – não tem qualquer tipo de pavimentação.
E o impacto disso recai diretamente sobre o frete. A estimativa é que estradas não pavimentadas encareçam em até 50% o custo do transporte. “O Brasil é muito mal dotado de rodovias”, considera Neuto Gonçalves dos Reis, diretor técnico da NTC&Logística, Associação Nacional do Transporte de Cargas & Logística.
Pelo Mundo
No quesito estradas, o Brasil tem muito a aprender com outras nações. Países da União Europeia, por exemplo, tem 100% das suas rodovias pavimentadas, como é o caso da Alemanha e França. É claro que essas nações têm uma extensão territorial bem menor que a brasileira, com 644.440 e 951.220 quilômetros de extensão rodoviária, respectivamente.
Mas mesmo países com extensão rodoviária semelhantes à nossa, como é o caso da China, com 1.870.661 quilômetros, tem 81% das estradas pavimentadas.
Ainda falando de países que compõem os Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), a Índia, que tem mais de 3 milhões de quilômetros de estradas, conta 47,4% delas pavimentadas.
Os Estados Unidos, por sua vez, têm 6,4 milhões de quilômetros de rodovias, sendo que 64,5% são pavimentadas.
Fonte: Terra