Aporte contemplou desenvolvimento e aumento da capacidade produtiva
A sétima fase do Programa Nacional de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve P7) que entra em vigor em 1ºde janeiro de 2012 move a BorgWarner há três anos com projetos de produção dos novos turbos Euro 5. Neste período a empresa abriu três novas linhas de montagem e atualizou outras duas em sua fábrica de Campinas, SP. Em função do Euro 5, a empresa encerra 2011 com investimento de R$ 15 milhões focado no desenvolvimento e homologação dos novos produtos, atualização de máquinas e aumento da capacidade produtiva.
“A partir de 2012, os turbocompressores Euro 5 serão responsáveis por 80% de nossa produção”, ressalta o diretor geral da BorgWarner do Brasil, Arnaldo Iezzi Júnior. O executivo diz que os turbos dos motores atuais ainda serão produzidos e destinados aos mercados de reposição e externos e acrescenta que a divisão de remanufaturados já tem condições técnicas para trabalhar com os turbos Euro 5.
A BorgWarner atende as principais montadoras do País: Ford, Iveco, MAN, Mercedes-Benz do Brasil e da Argentina e a fabricante de motores diesel MWM. A empresa estima que 95% dos atuais motores de caminhões são equipados com turbocompressores.
Automotive Business