AVL anuncia eixo elétrico para caminhões acima de 40t no IAA

Projetado na Turquia, o eixo elétrico de 13 toneladas compõe um trem-de-força com o motor de 800V e transmissão de duas velocidades.

Por Gustavo Queiroz

- setembro 12, 2024

Eixo elétrico AVL

O centro de desenvolvimento da Güriş em Parsan, perto de Istambul, na Turquia, desenvolveu em conjunto com a AVL um eixo elétrico de 13 toneladas para caminhões pesados acima de 40 toneladas. O equipamento oferece 400 kW de potência contínua e 540 kW de potência de pico com 40.000 Nm de torque direto na roda, suficiente para atender a todos os requisitos típicos para aplicações de longa distância em veículos a baterias ou células de combustível a hidrogênio.

A principal inovação deste novo sistema é sua transmissão de duas velocidades, que permite a troca de marchas sem interromper o torque e elimina a necessidade de embreagens úmidas, que normalmente causam perdas por arrasto. Além disso, ele oferece diferentes modos de direção que permitem a troca de pontos operacionais dos motores elétricos para áreas de eficiência ideal. Este recurso aumenta a eficiência do sistema e garante trocas suaves. O trem-de-força é completado pelo motor elétrico PSM 800 V.

Para atender aos requisitos de mercado de caminhões HD (Heavy Duty, que significa ‘serviço pesado’) elétricos, o eixo elétrico desenvolvido pela AVL e a Güriş Industrial Group oferece uma tecnologia compacta e eficiente para caminhões de longa distância sem comprometer o custo total de propriedade. O kit modular deste produto permite a personalização por clientes (montadoras) em todo o mundo”, diz Rolf Döbereiner, gerente de linha de produtos da AVL.

O novo eixo elétrico foi otimizado para produção em série e contemplam um design flexível, escalável e modular, embalagem eficaz dentro do chassi, máxima eficiência e peso mínimo. O inversor já está montado no eixo, e uma Unidade de Controle do Eixo Elétrico pode ser fornecida para a arquitetura de software do veículo, se demandado pelo cliente.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques