O faturamento líquido nominal do setor de autopeças de janeiro a outubro foi 3,7% menor que o do período de 2015. Os negócios com montadoras recuaram 5,9%. As exportações diminuíram 6,6% em reais e 14,4% quando convertidas em dólares. As vendas para reposição e intrassetoriais cresceram 2,4% e 21,9%, respectivamente.
Embora o faturamento permaneça menor que o do acumulado de 2015, a diferença vem regredindo mês a mês na comparação anual. No acumulado do primeiro semestre, a queda era de 5%.
Os números foram divulgados pelo Sindipeças, Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores, a partir de levantamento mensal com 64 empresas associadas, que representam 32,2% das vendas totais da indústria de autopeças no Brasil.
Já o emprego nacional no setor recuou 14,3% ante os mesmos dez meses de 2015. E a capacidade ociosa está 12,7 pontos porcentuais mais alta no acumulado do ano. Desde agosto, porém, permanece abaixo de 50%.
Fonte: Automotive Business
