Alunos de escola pública participam do Passagem Verde

Alunos de Campinas plantam árvores em projeto de reflorestamento oferecido pelas empresas de ônibus rodoviários de SP

O projeto Passagem Verde, uma uma parceria da startup Neutraliza Carbon, com a campanha Busão Legal, levou alunos de Campinas (SP) para realizarem o plantio de mudas de espécies nativas no viveiro da ONG Jaquatibaia, em Jaguariúna (SP).

O projeto permite que os passageiros compensem o carbono liberado em suas viagens a partir da aquisição de cotas verdes, revertidas no reflorestamento em um espaço de 100 mil metros quadrados na região da Mata Atlântica de Campinas. A cada 20 cotas, uma muda é plantada e pode ser monitorada pelo doador.

No dia da experiência, as crianças aprenderam todo o processo de cultivo, desde o preparo da semente até o crescimento da árvore. A atividade foi finalizada com o plantio simbólico em uma área de reflorestamento. A campanha Busão Legal tem participação de 60 empresas de ônibus intermunicipais de São Paulo, além da Viação Santa Cruz.

Educação ambiental

Segundo Antonio Laskos, diretor executivo do Sindicato de Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de São Paulo (SETPESP), a colaboração entre passageiros e empresas em iniciativas como o Passagem Verde contribuem para minimizar as mudanças climáticas. “A participação ativa dos usuários e o financiamento do setor privado aceleram a compensação de carbono e promovem mais benefícios para a sociedade”, analisa ele.

Damáris Padilha, engenheira ambiental da Neutraliza Carbon avalia que a educação ambiental é a chave para um futuro mais sustentável. “Por meio da conscientização e do conhecimento, podemos capacitar indivíduos e comunidades a adotarem práticas mais sustentáveis, preservando nossos recursos naturais e garantindo um ambiente saudável para as próximas gerações. Esse é um investimento fundamental para o nosso planeta”, afirma.

Como funciona

Ao se cadastrar no portal Passagem Verde, a pessoa interessada pode adquirir uma cota por apenas R$ 2,20. No site, o usuário pode comprar quantas cotas quiser. Na ilustração de uma árvore com 20 folhas brancas, cada cota adquirida simboliza uma folha que se torna verde. Assim, é possível visualizar a quantidade de cotas e a porcentagem que falta para plantar uma árvore. Também será possível presentear amigos e familiares com as cotas.

O participante pode saber exatamente a localização da árvore e pode agendar uma visita ao espaço do plantio, conduzida pela ONG Jaguatibaia.

Os Certificados de Compensação completam a política de transparência e a coerência no processo de compensação das emissões de carbono do programa Passagem Verde.

LEIA MAIS: Foton Auman 17T chegará aos concessionários até o final do ano

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!