Aeroporto de Congonhas inicia operação com 10 ônibus elétricos

Veículos deixarão de emitir o equivalente a mais de 450 toneladas de CO2 por ano na operação aeroportuária.

Por Gustavo Queiroz

- fevereiro 19, 2025

Nova frota de ônibus elétricos Higer Azure A12BR no Aeroporto de Congonhas

O Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, renovou metade de sua frota de ônibus, atualmente com 20 unidades, utilizada no transporte de passageiros entre o portão de embarque e o avião, ou entre a aeronave e os locais de desembarque. Desde às 12h do dia 19 de fevereiro, esse traslado pode ser realizado em dez veículos elétricos do modelo Higer Azure A12BR, com 12,2 metros de comprimento e capacidade para até 80 pessoas.

Cadu Souza TEVX Higer
Cadu: “A gente quer reforçar mais os conceitos de cidades inteligentes, aeroportos inteligentes e sustentáveis” | Foto: Frota&Cia/GQ 

A operadora aeroportuária, Aena, foi a responsável pelo investimento na primeira frota de ônibus elétricos para aeroportos do Brasil. Eles operarão durante todo o período de funcionamento do terminal. “Para este perfil de operação, cada ônibus pode circular até três dias entre cada recarga”, informa Cadu Souza, CEO da TEVX Higer. “Em termos de autonomia, os veículos percorrem, em média, 300 quilômetros com uma única carga e são completamente recarregados em até 3 horas, além de possuírem tecnologia para regenerar até 30% da bateria durante o uso”, acrescenta.

Segundo Marcelo Bento Ribeiro, diretor de Relações Institucionais, Comunicação e ESG da Aena, a expectativa é que os veículos deixem de liberar cerca de 464 toneladas de CO2 equivalente por ano na atmosfera. “Este volume representa 25% de toda a emissão de combustão móvel da Aena no Brasil”, conta.

Começou a operação oficial, todavia, a parceria entre a Aena com a TEVX Higer começou em novembro de 2023, quando foram iniciados os testes com ônibus elétricos em Congonhas. Os veículos se caracterizam pelo piso baixo para embarque e desembarque, três portas de acesso, sistema de suspensão adaptado para pessoas com mobilidade reduzida, tomadas USB disponíveis em todos os assentos e também para passageiros em pé, sistema de ar-condicionado com saídas de ar individuais e vidros com tratamento UV, que proporcionam conforto térmico para todos os passageiros.

Marcelo Bento Ribeiro
Ribeiro: “Fizemos testes nos aeroportos de Recife e de Congonhas e, hoje, estamos realizando a implementação definitiva dos ônibus elétricos da Higer em nossas operações” | Foto: Frota&Cia/GQ 

A implementação dos ônibus elétricos no Aeroporto de Congonhas reforça a qualidade dos serviços oferecidos aos passageiros, proporcionando mais conforto, acessibilidade e eficiência no transporte dentro do terminal“, destaca Ribeiro.

A central de abastecimento possui capacidade para o carregamento de seis ônibus elétricos simultaneamente, permitindo o atendimento operacional atual com sobra, já prevendo maior utilização dos carregadores no futuro.

Temos certeza de que esse modelo, já testado e aprovado em outros projetos no país, será um grande sucesso no Aeroporto de Congonhas“, destaca conclui Souza.

Carregador dos ônibus elétricos
Um dos carregadores dos ônibus elétricos no Aeroporto de Congonhas | Foto: Frota&Cia/GQ
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