O número de acidentes envolvendo pedestres vem reduzindo nas rodovias concedidas do Estado de São Paulo. No primeiro semestre deste ano, houve uma queda de 23,6% nos atropelamentos. Foram 295 ocorrências registradas de janeiro a junho, enquanto que, no mesmo período do ano passado, os casos chegaram a 386.
A redução do número de mortes foi ainda maior, com queda de 29,7%. Houve registro de 92 vítimas fatais no primeiro semestre deste ano ante 131 no mesmo período de 2014.
A tendência de queda já tinha sido registrada em anos anteriores, como em 2014 quando houve uma diminuição de 1,2% dos casos de atropelamento em relação a 2013.
“O que podemos dizer é que as concessionárias vêm trabalhando para a redução do atropelamento em seus Programas de Redução de Acidentes. Entre as ações, colocação de telas e alteamento de barreiras sob as passarelas são algumas das que têm sido executadas com bons resultados”, afirma Viviane Riveli, coordenadora da área de segurança da Artesp.
As 20 concessionárias de rodovias no Estado sob fiscalização da Artesp investiram nos quatro últimos anos (de janeiro de 2011 a novembro de 2014) mais de R$ 5 bilhões nos 6,4 mil quilômetros de estradas sob concessão. Esses investimentos proporcionaram melhoria do tráfego e, sobretudo, maior segurança dos usuários.
Fonte: Portogente