A Loadsmart participará pela primeira vez com estande próprio da INTRA-LOG Expo South America, realizada de 15 a 17 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. Durante o evento, a empresa apresentará ao mercado brasileiro o Opendock, plataforma de agendamento de cargas e gestão de pátios utilizada por operações logísticas em diferentes países.
A participação faz parte da estratégia de expansão da Loadsmart no Brasil, em um cenário de aumento da digitalização e da automação de processos de intralogística. A companhia oferece soluções para embarcadores, transportadoras, armazéns e centros de distribuição.
Fundada em 2014 por Ricardo Salgado e Felipe Capella, a Loadsmart tem sede em Chicago e equipes nos Estados Unidos e na América Latina. A empresa informa que construiu sua atuação principalmente no mercado norte-americano e agora amplia as operações no Brasil.
“O Brasil é um mercado estratégico para a Loadsmart porque reúne uma enorme relevância logística e, ao mesmo tempo, uma oportunidade concreta de ganho de eficiência. Estamos trazendo essa experiência para o país com uma visão de longo prazo”, afirma Felipe Capella, CEO da Loadsmart.
Opendock reúne agendamento e gestão de pátios
O Opendock atende indústrias, armazéns, centros de distribuição e operadores logísticos. Segundo a Loadsmart, a plataforma conecta mais de 4 mil armazéns e 230 mil transportadoras em todo o mundo, processando mais de 14 milhões de agendamentos por ano.
Nas operações norte-americanas que utilizam a ferramenta, a empresa informa que, entre 2022 e 2024, houve redução de 62% no tempo de espera, aumento de 31% no giro de docas e crescimento de 88% na pontualidade. O volume de contatos para confirmação de agendamentos caiu 45% no mesmo período, ainda de acordo com os dados apresentados pela companhia.
No Brasil, a Loadsmart aponta que o tempo médio de espera em grandes centros logísticos pode chegar a 11 horas, enquanto nos Estados Unidos fica abaixo de duas horas. A empresa também cita uma participação de 15,5% do custo logístico no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, ante 8,8% nos Estados Unidos.
Participação na Intra-Log
A Loadsmart estará no estande 807, na Rua A, com demonstrações do Opendock e atendimento das equipes Comercial e de Produto. A empresa também participará da programação de conteúdo com Gabriel Mariano, diretor de Digital Sales, no dia 15 de setembro, às 15h30.









