Harman compra negócio ADAS da ZF

Aquisição prevê a simplificação da arquitetura tecnológica voltada para a segurança e a experiência do usuário na Era dos Veículos Definidos por Software

Por Gustavo Queiroz

- janeiro 5, 2026

Executivos da Harman e da ZF celebram acordo

Em um movimento estratégico de grande envergadura que redefine seu posicionamento no setor automotivo, a Harman International, empresa global em tecnologia automotiva e áudio de lifestyle e subsidiária integral da Samsung Electronics Co., Ltd., anunciou no final de dezembro de 2025, a celebração de um acordo definitivo para adquirir o negócio de Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS) do Grupo ZF.

A transação, avaliada em 1,5 bilhão de euros, inclui as principais soluções de computação automotiva, câmeras inteligentes, radares e funções de software de ADAS da ZF, marcando uma aquisição seminal para a consolidação das fundações estratégicas da Harman em plataformas de eletrônica centralizada e ADAS, com o objetivo explícito de definir o mercado em rápido crescimento de veículos definidos por software (SDV).

Este passo representa uma evolução significativa na execução da estratégia “Consumer Experiences. Automotive Grade.” (que significa “Experiências do consumidor. Qualidade automotiva.”) da Harman, que visa transpor para os veículos a velocidade, inteligência e experiências intuitivas esperadas pelos consumidores de marcas de tecnologia de ponta, sem abrir mão dos mais altos padrões de segurança, confiabilidade e suporte de longo prazo para plataformas automotivas.

A aceleração global dos fabricantes de equipamentos originais (OEMs) em direção à arquitetura de veículo definido por software cria uma demanda premente por uma integração profunda entre funções de segurança e condução assistida com os domínios de conforto, conectividade e inteligência a bordo. A aquisição proporciona à Harman acessos estratégicos fundamentais nos mercados de plataformas de computação central e ADAS, solidificando uma base que ancora e impulsiona seu papel no ecossistema SDV.

Em 2016 a Samsung efetuou a compra da Harman por 8 bilhões de dólares
Em 2016 a Samsung efetuou a compra da Harman por 8 bilhões de dólares

Alinhamento de equipes

A integração planejada das capacidades de ADAS da ZF com as ofertas emblemáticas de Cockpit Digital da Harman dentro de um design de computação centralizada fortalece significativamente o roteiro tecnológico da empresa para arquiteturas veiculares de próxima geração. A combinação cria os alicerces para futuras soluções de computação central que unem, em uma plataforma compartilhada, as soluções de condução assistida e automatizada, a segurança e as experiências do usuário. Esta abordagem de arquitetura unificada simplifica o design do sistema, reduz a complexidade de integração para os OEMs e suporta ciclos de inovação mais eficientes, permitindo que a Harman capacite os fabricantes a escalarem experiências veiculares diferenciadas e cientes do contexto.

Como parte do acordo, aproximadamente 3.750 funcionários da ZF, localizados na Europa, Américas e Ásia, devem fazer a transição para a Harman após o fechamento da transação, que está previsto para ocorrer no segundo semestre de 2026, sujeito às aprovações regulatórias necessárias. Ambas as companhias manterão um forte suporte aos programas existentes, enquanto alinham suas equipes de engenharia, ADAS e computação para acelerar a inovação destinada às plataformas de próxima geração.

Depoimentos

Christian Sobottka, diretor Executivo e presidente da Divisão Automotiva da HarmanChristian Sobottka (foto), diretor Executivo e presidente da Divisão Automotiva da Harman, afirmou que o setor está em um ponto de inflexão onde segurança, inteligência e experiência dentro do habitáculo devem convergir por meio de uma arquitetura de computação unificada. Combinado com a expertise automotiva de longa data da Harman e apoiado pela ampla liderança tecnológica da Samsung, este movimento posiciona a companhia para auxiliar os OEMs a projetarem a próxima geração de veículos inteligentes.

Do lado da ZF, Mathias Miedreich, CEO do Grupo, destacou que na Harman foi encontrado o parceiro ideal para desbloquear totalmente o potencial de crescimento e inovação de seu negócio de ADAS. Paralelamente, o acordo representa uma contribuição importante para a redução da dívida da empresa, permitindo a concentração de recursos nas tecnologias centrais onde a ZF é líder global, como e-drive, chassis e segurança passiva.

Young Sohn, presidente do Conselho de Administração da Harman e conselheiro Sênior da Samsung Electronics, vinculou a operação ao histórico bem-sucedido de aquisições estratégicas da Samsung, que aceleram a inovação e expandem as possibilidades para os clientes. Desde a aquisição da Harman em 2017, a empresa expandiu seus negócios de automotivo e áudio de 7 bilhões para mais de 11 bilhões de dólares atualmente. A incorporação das capacidades de ADAS da ZF consolida esse momentum, permitindo que a Harman expanda ainda mais sua base tecnológica para oferecer experiências mais seguras, inteligentes e intuitivas dentro do veículo. Esta aquisição reforça a liderança da Harman na transformação do setor e sublinha o compromisso de longo prazo da Samsung com o futuro da mobilidade.

Carolin Reichert, diretora de Estratégia da Harman, classificou a transação como um marco importante na execução da estratégia de longo prazo da empresa e no fortalecimento de seu portfólio, ressaltando a colaboração construtiva com a ZF e a capacidade demonstrada pela HARMAN de executar com sucesso uma operação de “carve-out” de alta complexidade.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *