Em resposta ao crescimento acelerado da logística urbana e à transição energética do setor de transporte, a fabricante catarinense Frigo King anuncia o eFlex Light, um sistema de refrigeração 100% elétrico projetado para operar integrado a vans e caminhões leves com ePTO. A ferramenta promete maior autonomia aos veículos, instalação simplificada e operação silenciosa no transporte de carga refrigerada.
Desenvolvido especificamente para o segmento de last mile (último km), e diferente de sistemas tradicionais que dependem do motor a combustão ou de grupos motogeradores independentes, o eFlex Light opera por meio de uma conexão direta à tomada ePTO (Take-Off Power Elétrica) do veículo, utilizando a energia da própria bateria de tração na faixa de 400 a 700 volts. Essa integração elétrica nativa elimina a necessidade de motores a diesel auxiliares, reduzindo ruído, emissões locais e custos de manutenção.
O coração do sistema utiliza uma arquitetura interna em 48V, que oferece vantagens como maior autonomia do veículo por meio de operação em baixa tensão internamente e a alta eficiência do sistema de refrigeração projetadas para minimizar o impacto sobre a bateria de tração. A empresa afirma que o eFlex Light confere a maior autonomia entre as soluções disponíveis para ePTO no mercado nacional. Redução da Complexidade através da simplificação da infraestrutura elétrica necessária, com instalação mais rápida e integrada, facilitando a adoção por frotistas. Leveza e Silêncio, já que a construção do equipamento prioriza a redução de peso e a operação extremamente silenciosa, crucial para entregas em horários restritos e zonas urbanas sensíveis.
O primeiro modelo de pré-série já está em operação em um caminhão leve da marca JAC, validando a aplicação prática. O eFlex Light é direcionado ao transporte de mercadorias que exigem controle térmico rigoroso em rotas curtas e médias dentro do perímetro urbano. Seu público-alvo inclui distribuidores de medicamentos e vacinas (cadeia fria farmacêutica); alimentos perecíveis (congelados, laticínios, proteínas); produtos de laboratório; e flores e orgânicos.
“Nosso produto é resultado de engenharia de ponta que fornece resultados econômicos concretos, inserindo-se na demanda das empresas por manter operações com responsabilidade ambiental e melhorar seu perfil ESG. O eFlex Light surge em um momento crucial, quando o transporte brasileiro acelera a transição para soluções limpas, eficientes e conectadas“, diz Marcos Augusto Pordeus de Paula, diretor Geral da Frigo King.
