DAF inicia produção em série dos elétricos de nova geração

Modelos XD Electric e XF Electric são equipados com baterias de LFP e podem percorrer distâncias entre 200 km a mais de 500 km

Por Gustavo Queiroz

- setembro 30, 2025

DAF elétricos

A DAF Trucks anunciou oficialmente o início da produção em série dos caminhões totalmente elétricos XD Electric e XF Electric. Os novos veículos incorporam componentes avançados e um design aerodinâmico que permitem autonomia superior a 500 km com uma única carga.

Os caminhões são equipados com as unidades de tração elétrica PACCAR EX-D1 (para o XD) e PACCAR EX-D2 (para XD e XF), com potências que variam de 170 kW (230 cv) a 350 kW (480 cv). O diferencial técnico está na transmissão de três velocidades com engrenagens planetárias, que permite trocas de marcha ultrarrápidas e maior eficiência energética.

O sistema é composto por dois motores elétricos independentes e um sistema de gestão inteligente que ativa o segundo motor sob demanda – em acelerações, aclives ou frenagem regenerativa. A solução garante torque de até 2.400 Nm no PACCAR EX-D2 e contribui para a redução do peso total do conjunto.

A DAF adotou baterias modulares de Fosfato de Ferro-Lítio (LFP), livres de cobalto e níquel, com opções de dois a cinco pacotes – capacidade de 210 kWh a 525 kWh. O sistema de gestão de bateria assegura vida útil estendida, compatibilidade com carga rápida em CC e possibilidade de recarga total sem perda significativa de durabilidade. A marca oferece garantia de oito anos.

Segundo a montadora, os modelos possuem autonomia de 200 km a mais de 500 km, podendo atingir até 1.000 km/dia com planejamento de carga; nas configurações de tração 4×2 (cavalo) ou 6×2 (rígido), com PBT de até 50 toneladas.

Os modelos mantêm a posição baixa da cabine, para visibilidade direta ampliada, e oferecem como opcionais o DAF Digital Vision System e o DAF Corner View, que substituem os espelhos convencionais, reduzindo arrasto aerodinâmico. O modo “one-pedal driving” permite controle de aceleração e desaceleração com um único pedal.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *