MAN fecha acordo para reduzir custos e excesso de mão de obra na fábrica de Resende (RJ)

Por Freelers

- dezembro 12, 2014

Após revisar proposta rejeitada pelos trabalhadores na segunda-feira, a MAN, fabricante dos veículos comerciais da marca Volkswagen, fechou acordo para reduzir custos e excesso de mão de obra na fábrica de Resende, no sul do Rio de Janeiro. O plano, aprovado em assembléia dos operários realizada na tarde na última quinta-feira, 11, prevê congelamento de salários no ano que vem e a abertura de um programa de demissões voluntárias, cujo objetivo é diminuir um excesso de mão de obra que, segundo informações do sindicato local, chega a 1,5 mil trabalhadores – cerca de 30% do pessoal.

Para aprovar a proposta, a MAN melhorou as compensações oferecidas aos funcionários em relação ao plano reprovado na última segunda-feira, 08. Segundo o sindicato dos metalúrgicos da região, a montadora aumentou de R$ 2 mil para R$ 2,5 mil o abono que será concedido em troca da falta de aumento salarial em 2015. A empresa também acertou o pagamento de participação nos lucros e resultados (a PLR) de R$ 5 mil, com primeira parcela de R$ 4 mil prevista para 15 de maio e o restante, R$ 1 mil, a ser pago em 15 de janeiro de 2016. A proposta anterior não previa pagamento de PLR.

O plano aprovado manteve a indenização adicional de R$ 4 mil a R$ 5 mil a trabalhadores que deixarem a fabricante pelo programa de demissões voluntárias. Também prevê que a cada quatro semanas a MAN poderá dar dois dias de folga sem remuneração aos trabalhadores.

A montadora de veículos comerciais poderá ainda reduzir em até 10% a jornada de trabalho, com corte proporcional nos salários de seus funcionários.

Fonte: Valor Econômico 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *