A cada semana que passa os estados brasileiros vão entrando mais fundo no mar da eletrificação do transporte público. Segundo Alexandre Romano, executivo da Marcopolo, o Governo do Estado do Pará deverá lançar em outubro, um Edital para compra de 40 ônibus 100% elétricos Marcopolo Attivi por intermédio de licitação para operação na capital Belém ainda em 2024.
O anúncio foi feito hoje (27) durante apresentação do Attivi Integral 100% elétrico em Belém do Pará. Essa foi mais uma das ações de exibição que a Marcopolo tem feito ao redor do Brasil.

O Attivi foi apresentado esta semana na Universidade Federal do Pará ITEC (Instituto de Tecnologia) em evento que reuniu a Secretaria de Transporte (SEMOB), a Assessoria de Mobilidade do Governo do Estado, representantes da Universidade, da CEAMAZON (UFPA) e da AllBus, representante Marcopolo para a região, e operadores de transporte, como a Viação Boa Esperança e Via Loc, tradicionais clientes e compradores de modelos rodoviários e urbanos Marcopolo.
Bruno Paiva, diretor da Divisão de Ônibus da BYD do Brasil, admitiu que a companhia tem negociado com 8 capitais brasileiras acerca de ônibus elétricos. “As conversas mais adiantadas estão com as cidades de São Paulo e Goiânia”. Ao que tudo indica, a eletrificação vai crescer cada vez mais rápido no âmbito urbano.
Ficha técnica do Marcopolo Attivi
- Chassi Integral Low Entry com capacidade total de 20,6 mil kg
- Capacidade – até 80 passageiros
- Autonomia de até 280 km e tempo de carga de até 4 horas
- Modelo de Plug de carregamento utilizado no chassi PLUG CCS 2
- Motor de tração Central com potência de 350 KW e torque de 3.300 Nm
- Capacidade do Eixo Dianteiro – 7,6 mil kg
- Capacidade do Eixo Traseiro 13,0 mil kg
- Comprimento – até 13 m
- Largura – 2,55 m
- Freios a disco com ABS/EBS (Door Brake)
- Direção eletro-hidráulica
- Suspensão pneumática
LEIA MAIS: Novos ônibus elétricos da frota de São Paulo têm carroceria eMillenium