Com data de lançamento marcada para a FENATRAN 2024, a XBRI Pneus deu mais detalhes sob seu novo produto para o mercado brasileiro, as bandas de recapagem de pneus de carga. Isso é fruto de uma parceria com a Moreflex, tradicional fabricante de produtos para recapagem. A produção das bandas ocorrerá na cidade de Portão, no Rio Grande do Sul.
Considerando que os pneus atingem a segunda posição no ranking de custos operacionais para os transportadores (atrás só do diesel), a expectativa é que o produto atenda uma dor latente dos operadores. A nova linha inclui os modelos Curve Plus F1 e Forza Plus F1.
Atualmente a XBRI opera só com produção no exterior, tem a intenção, como já foi anunciado em agosto de 2024, de abrir fábrica nacional por aqui. Com investimento esperado de R$ 1,5 bilhão, essa fábrica será a primeira indústria brasileira dedicada à fabricação de pneus radiais de carga e passeio em larga escala.
Samer Nasser, diretor de relações institucionais da XBRI Pneus, na época, explicou que a decisão de investir no país se baseia na equivalência dos custos de produção entre o Brasil e o exterior, considerando as altas despesas com exportação e logística. O mercado de pneus importados e nacionais ainda vive um debate acerca das alíquotas.
LEIA MAIS: XBRI Pneus critica Imposto de Importação e ANIP responde