A digitalização dos caminhões Volkswagen subiu de patamar por meio do novo pacote Highline, que passa ser oferecido como opcional aos consumidores da marca. Ao todo, a montadora passa a oferecer 110 funcionalidades, sendo 80 itens personalizáveis no painel de instrumentos, disponível em tela de 10 polegadas, além de 30 outros recursos na central multimídia de 7 polegadas. “O pacote Highline marca a entrada da VWCO no mundo digital”, destacou Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia da montadora.
O novo painel de instrumentos estará disponível nos idiomas português, inglês, espanhol ou francês. Entre as suas 80 funcionalidades, o sistema disponibiliza dados de avaliação do motorista, sobre o peso do veículo por eixo e o controle de altura da suspensão nas versões pneumáticas, por exemplo.
Voltada para a segurança do motorista e também do patrimônio, a VWCO também lançou o bloqueio remoto do veículo, a partir da plataforma RIO. “Este tipo de recurso já existe no mercado, mas se trata da primeira vez em que ele está sendo oferecido de fábrica”, comenta Chaves.
Para a praticidade do motorista, a montadora apresentou o VWCOnnect, que permite ao frotista administrar até sete veículos simultaneamente. Caso haja necessidade de controlar mais caminhões pela ferramenta, o App deverá ser instalado em outros dispositivos. Para o caminhoneiro, as funcionalidades incluem partida do motor, acendimento de luzes da cabine e acionamento do alarme. O dispositivo permite acesso direto ao serviço ChameVolks por WhatsApp ou ligação. Oferece ainda a interpretação de código de falha, consultas rotineiras do caminhão, revisões, histórico de viagens, visualização do consumo médio e até monitoramento dos gastos (pedágio, por exemplo).
Trucker Assist
Fora do pacote Highline, a montadora ainda lançou o Trucker Assist, aplicativo focado na jornada do motorista, que utiliza os dados e serviços de conectividade RIO para proporcionar maior colaboração na jornada diária, informações em tempo real entre o condutor e o contratante do frete e maior eficiência no transporte de cargas, além de permitir, aos usuários que solicitaram o serviço, o acompanhamento do percurso até a entrega.
O app permite que o gestor da frota planeje e compartilhe rotas via plataforma RIO com o motorista, além de notificar os usuários sobre possíveis alertas do veículo. O sistema ainda permite atuação colaborativa, com reportes diretamente dos motoristas sobre lugares de perigo ou qualquer ocorrência na pista. A troca de mensagens funciona também como um rotograma falado, com instruções enviadas por voz pelos gestores da frota.