A Volvo anunciou suas novas carregadeiras de rodas L110H e L120H. A promessa é de modelos que tragam melhorias em produtividade de até 12% e economia de combustível de até 28% em relação às suas antecessoras.
Ao total, somando as estas duas últimas, a linha de carregadeiras da Volvo chegou a marca de 11 modelos disponíveis para o mercado. Começam com a L60H, com peso operacional de 13.600 kg, e vai até a L350H (56.300 kg). A L110H tem peso operacional de 20.700 kg. Já a L120H, de 21.600 kg. “Estamos com uma linha completa, para toda a faixa de pesos. São modelos de última geração, a mesma disponível na Europa e nos EUA”, afirma Gilson Capato, diretor comercial da Volvo CE no Brasil.
Detalhes Técnicos
As carregadeiras têm o novo motor Volvo D8L. São 228 cv na L110H e 241 cv na L120H. É um propulsor 5% mais potente e com níveis de confiabilidade e eficiência superiores à versão anterior. Tem alto torque a baixas rotações, como nas demais carregadeiras Volvo série H.
A função Eco Pedal ajuda na economia de combustível ao orientar o operador a reduzir a rotação do equipamento a níveis de alta eficiência. Já o Controle de Tração (Rimpull Control) regula a tração dos pneus em terrenos escorregadios para evitar deslizamento e gasto excessivo de combustível. Vale também citar o Desligamento Postergado do Motor (Delayed Engine Shutdown), que auxilia no resfriamento do propulsor, o que garante maior vida útil dos componentes.
Outro destaque é a nova transmissão, que pode ser equipada com a tecnologia OptiShift. “Esse sistema Volvo usa algoritmos inteligentes para otimizar a troca de marchas, o torque e a pressão do óleo, adaptando-se às condições de trabalho em tempo real”, explica Guilherme Ferreira, especialista de produto da Volvo CE.
Outra nova função é o de Controle de Força de Tração traz mais eficiência no carregamento e melhora o desempenho nos aclives. Com isso, reduz o consumo de combustível e o desgaste dos pneus.
LEIA MAIS: Fabricantes chineses de pneus avaliam nacionalização da produção