Na abertura da Bauma 2025, feira de construção e mineração em Munique, na Alemanha, a Volvo CE revelou os caminhões articulados A30 Electric e A40 Electric com capacidade de carga de 29 e 39 toneladas, respectivamente, e que chegam ao mercado em 2026. De acordo com a montadora, os veículos mantêm a mesma performance de seus equivalentes a combustão.
Projetados com baterias de íons de lítio, oferecem autonomia de 4 a 4,5 horas na maioria das aplicações, podendo chegar a 7 horas em condições ideais. São indicados para transporte em declives, túneis e operações subterrâneas, onde a redução de poluentes é prioritária.
O recarregamento rápido, de 20% a 80% em cerca de uma hora, é possível com estações DC de até 350 kW. Quando abastecidos por energia renovável, os modelos reduzem as emissões de CO2 em 84% (A30) e 90% (A40) em comparação com versões diesel.
“Esses modelos elétricos representam um avanço em nossa estratégia de descarbonização, mantendo a performance que os clientes esperam”, afirma Mats Sköldberg, diretor de Tecnologia da Volvo CE.

