A Volvo Brasil atingiu um marco em sua fábrica em Curitiba (PR): a produção do primeiro chassi de ônibus biarticulado elétrico da marca no mundo. O modelo BZRT, nas versões articulada e biarticulada, é fabricado exclusivamente no país e também será destinado para mercados de exportação. A produção nacional reforça a posição do Brasil como hub global de mobilidade elétrica da Volvo.
Com 28 metros de comprimento e capacidade para 250 passageiros, o BZRT tem eficiência comparável a um metrô, segundo a montadora, mas com custos menores de implantação e operação. O veículo é parte da estratégia da Volvo para zerar emissões de CO₂ até 2040. “Este é um passo importante na descarbonização do transporte”, afirma André Marques, presidente da Volvo Buses na América Latina. O projeto integra um ciclo de investimentos de R$ 1,5 bilhão no Brasil entre 2023 e 2025.
O BZRT possui dois motores elétricos de 200 kW cada, totalizando 540 cv, e transmissão automatizada baseada no sistema I-Shift da Volvo. O chassi suporta até oito baterias, com capacidade total de 720 kWh, e recarrega em duas a quatro horas. Os motores e baterias ficam na parte inferior do veículo, garantindo melhor distribuição de peso e espaço interno livre para passageiros. “Utilizamos a mesma estrutura robusta dos biarticulados convencionais, combinada com tecnologia elétrica”, diz Alexandre Selski, diretor de eletromobilidade da Volvo Buses na América Latina.
O modelo inclui sistemas avançados como câmeras, sensores de pontos cegos e leitura de placas de trânsito. O Volvo Dynamic Steering (VDS) melhora precisão e reduz fadiga do motorista. O BZRT também é compatível com o sistema de “Zonas de Segurança”, que ajusta automaticamente a velocidade em áreas críticas. “Algumas cidades registraram redução de 50% em colisões com essa tecnologia”, conclui Selski.