Infra S.A. avança em iniciativas para melhoria logística do agro

Empresa pública Infra S/A investe em projetos que integram modais de transporte, impulsionam concessões e, modernizam a malha logística do país

Por Gustavo Queiroz

- maio 9, 2025

Rodovia: R$ 68 bi é o potencial de investimentos em rodovias com os leilões de 2024

Em um cenário de crescente demanda por infraestrutura eficiente, a Infra S.A. – empresa pública vinculada ao Ministério dos Transportes -. consolida seu papel como principal estruturadora de projetos do Governo Federal, estados e municípios. Sob a liderança de Marcelo Vinald Prado, diretor de Mercado e Inovação da estatal, a organização avança em iniciativas que integram modais de transporte, impulsionam concessões e modernizam a malha logística do país.

A Infra S.A. está à frente do Plano Nacional de Logística 2050, em parceria com os Ministérios dos Transportes e Portos. “Trabalhamos na integração de todos os modais, desde rodovias e ferrovias até hidrovias, como a do Rio Madeira, primeira concessão do tipo no Brasil“, destaca Prado. O projeto, que deve melhorar a navegabilidade no Arco Norte, é um exemplo de como a empresa busca atrair investimentos privados para estruturas subutilizadas.

Marcelo Vinald Prado, diretor de Mercado e Inovação da Infra S.A.
Prado: 12,5 mi de toneladas é o aumento previsto na safra de soja em 2025, equivalente à produção anual da Índia | Foto: Gustavo Queiroz/Frota&Cia

No setor rodoviário, a Infra estruturou sete dos nove leilões realizados pelo governo em 2023, totalizando mais de 6.800 km concedidos. “Agora, estamos apoiando outros 14 leilões previstos para este ano, com potencial de gerar R$ 68 bilhões em investimentos“, afirma o executivo. Essas concessões são vitais para o agronegócio, especialmente no Centro-Norte, onde a demanda por escoamento de grãos cresce rapidamente.

Enquanto o Brasil avança em corredores de exportação, a distribuição interna ainda carece de eficiência. “Nossa matriz é majoritariamente rodoviária, mas estamos revitalizando trechos ferroviários inoperantes“, explica Prado. Um projeto em parceria com o Banco Mundial prevê a revisão de 10 mil km de malha, incluindo a possível extinção de vias obsoletas e a reativação de linhas regionais estratégicas.

Transporte ferroviário

A Infra também gerencia a construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e supervisiona a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO), contrapartida da Vale pela renovação de seu contrato de mineração. “Essas obras são fundamentais para conectar regiões produtivas a portos, como o de Ilhéus, que está em negociação com investidores chineses“, acrescenta.

Além de projetos físicos, a Infra lidera iniciativas tecnológicas, como o Observatório Nacional de Logística e Transporte, que fornece dados públicos e análises customizadas para o setor privado. “Criamos um selo de qualidade reconhecido pelo TCU, que facilita a captação de recursos para projetos estruturados por nós“, ressalta Prado.

Outro destaque é o programa Melhorar, lançado com o Ministério dos Transportes para reduzir emissões da frota de caminhões. “Vamos testar veículos comerciais pesados, oferecer microcréditos para ajustes e criar incentivos para quem aderir ao selo verde“, detalha. A meta é transformar 1,3 milhão de veículos em modelos de baixas emissões, alinhando-se às discussões da COP30.

O Brasil precisa de infraestrutura previsível para atrair investimentos. Quando há confiança, o setor privado instala armazéns, portos e indústrias e é isso que estamos viabilizando, conclui Prado. Com escritórios em expansão e uma carteira diversificada, a Infra S.A. se posiciona como peça-chave para o desenvolvimento logístico do país.

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