Volume de serviços tem queda pelo 4° ano seguido

Por André Garcia

- fevereiro 15, 2019

O volume de serviços no país registrou queda de 0,1% em 2018, de acordo dados da PMS (Pesquisa Mensal de Serviços). Os números foram divulgados nesta quinta-feira (14) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Com isso, 2018 registrou o quarto ano seguido de retração, acumulando perdas de 11,1% no total.

Apesar dos sucessivos resultados negativos, o ano de 2018 foi o menos intenso, revela o estudo. Em 2015, a perda foi de -3,6%; em 2016 aumentou para -5% e no ano seguinte para -2,8%. Dentre os segmentos, os destaques positivos foram para outros serviços com 1,9% e transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio que registrou 1,2% de evolução.

O mercado de serviços profissionais, administrativos e complementares foi o destaque negativo, com queda de 1,9%. Rodrigo Lobo, gerente da pesquisa, explica o recuo pelas características do setor. “Tem a ver com o momento desfavorável da economia como um todo, já que em uma contenção de gastos as empresas costumam dispensar esse tipo de serviço”, ressalta Lobo.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *