Voltado a soluções para transportes, Rodobank tem mais de R$ 1 bi em operações

Banco digital, Rodobank cresce facilitando o relacionamento entre empresas que contratam serviços de transporte, caminhoneiros e stakeholders do setor rodoviário e de logística

 

O Rodobank, startup de soluções financeiras, anunciou na segunda-feira, 6, que encerrou 2022 efetuando mais de 1 milhão de transações por mês, com um volume acumulado de mais de R$1 bilhão de reais, desempenho acima do computado em 2021, quando ocorreram  250 mil transações por mês, o equivalente a R$ 400 milhões. Apoiado em cima do core banking como serviço do FitBank, infratech de serviços financeiros para empresas, bancos e fintechs regulamentadas pelo Banco Central, o Rodobank reúne ferramentas específicas do mercado de transporte rodoviário de carga com as soluções de um banco digital completo.

O modelo integrado facilita os relacionamentos sem intermediários entre as empresas que contratam serviços de transporte, como transportadoras, embarcadores e operadores logísticos, e os caminhoneiros e demais stakeholders do setor. O resultado é mais praticidade na gestão dos pagamentos que envolvem a operação e receita maior para as empresas. “O Rodobank é um facilitador que ajuda as empresas a se relacionarem melhor com os stakeholders do transporte, como motoristas, frotistas, postos de combustíveis, centros de distribuição, chapas”, explica Rafael Fridman, diretor executivo do Rodobank.

Segundo ele, graças à integração com o FitBank e ao desenvolvimento de serviços específicos para o setor, como credenciamento de postos e atendimento ao cliente no modelo white label, o Rodobank muda a lógica de como o mercado de transporte rodoviário costuma operar . “As empresas do mercado que fazem pagamento de frete, pedágio e abastecimento funcionam como um tipo de intermediário. Já o Rodobank une todas as soluções e serviços de um meio de pagamento comum a um core bancário modular, permitindo que cada cliente construa sua própria solução, pricing e experiência”, diz o executivo.

De acordo com ele, na plataforma Rodobank, os clientes constroem de forma simples e rápida o seu próprio banco, unindo canais e serviços que desejarem. “A experiência faz com que os usuários e pagadores da plataforma se aproximem de forma fluida, gerando valor a cadeia”, afirma.

Com uma frota de quase de 2,5 milhões de veículos de carga, segundo a Confederação Nacional do Transporte, e um crescimento de 37% no número de fretes em 2022 (só no primeiro semestre), o Brasil está com o mercado de transporte rodoviário de cargas em ebulição. E as empresas nascidas no setor tech estão ocupando esse espaço, o que é o caso do Rodobank, cita o executivo.

Redes de pagamento e renda extra

As empresas que são clientes do Rodobank, segundo Friedman, têm a opção de criar suas próprias redes de pagamento, ganhando poder de banco e adquirentes para negociar com postos de combustíveis credenciados descontos no diesel, ou na troca de pneus, por exemplo. Elas também têm liberdade para definição de tarifas e a possibilidade de oferecer soluções customizadas aos caminhoneiros, como programas de cashback para estimular o uso da conta digital em compras, empréstimos para manutenção do veículo ou o financiamento de um novo caminhão.
“Dessa forma, como têm liberdade para definir tarifas, os clientes do Rodobank podem gerar uma receita extra, pois são os gestores de todos esses serviços financeiros”, completa Fridman.

 

Frete, pedágio, abastecimento e troco

Entre as soluções tecnológicas para o transporte de carga que são realizadas pelo Rodobank estão os pagamentos fundamentais para o ecossistema, como frete, vale-pedágio e abastecimento do caminhão.

Outra solução Rodobank é a gestão digital do troco do frete, específica para postos de combustíveis que evita a movimentação de dinheiro vivo e garante mais segurança ao fazer o depósito do troco do frete em uma conta digital aberta pelo posto para o motorista.

A integração com o FitBank e o conhecimento na área são um diferencial que desburocratiza e agiliza a implantação das soluções, facilitando a vida dos clientes. “Nossa solução permite criar contas online, garantindo a agilidade que o mercado necessita”, afirma Luca Cyrillo, diretor comercial do Rodobank.

Liberdade para o motorista

A entrada e saída de dinheiro na conta digital são controladas com toda liberdade pelo motorista com o app instalado no celular. A conta é completa e ele pode receber salário, fazer transferências, TED, PIX, quitar boletos, usar um cartão de crédito ou débito e checar extratos, por exemplo. No mesmo app, ele ainda monitora as viagens que faz, os saldos de frete que recebeu e o dinheiro depositado para pagar as despesas que teve ao longo da viagem.

 

Funcionalidade para a empresa

Já a empresa, que é a cliente do Rodobank, gerencia os pagamentos a seus prestadores de serviço por meio da plataforma digital, onde também pode emitir documentos obrigatórios para realizar os serviços de transporte. A empresa tem à disposição todas as ferramentas que necessita e pode ainda contratar ou oferecer a seus correntistas outros serviços, como telemedicina, seguro, microcrédito e antecipação de recebíveis.

“Com o Rodobank, o cliente tem o seu próprio meio de pagamento com banco digital, com marca própria, e ainda pode vender esse serviço para outras empresas, explorando isso como um novo negócio”, afirma Cyrillo.

Segundo ele, atualmente, o Rodobank atende dezenas de clientes, como transportadoras, indústrias, postos de combustíveis e prestadores de serviço da área de logística, com operações que impactam mais 100 mil pessoas em todos os estados do país.

 

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