A Volkswagen Caminhões e Ônibus acaba de inaugurar seu novo Centro de Exportações em Resende (RJ). O espaço centraliza toda a operação de despacho de veículos semidesmontados (SKD), que serão montados em três unidades da marca no exterior.
Com mais de 3 mil metros quadrados, a nova área foi desenvolvida para aperfeiçoar o processo de exportação dos kits SKD, que são partes de um mesmo veículo despachadas para montagem final em fábricas situadas em outros países como: Argentina, México e África do Sul. “A produção no Brasil é feita com base nas encomendas previamente realizadas pelos importadores, assegurando que cada unidade já tenha sido comercializada no mercado de destino antes mesmo de sua produção”, explica Marco Macedo, supervisor de Logística de Exportação e xKD.
Após a validação, os pedidos são planejados na linha de montagem da VW Caminhões e Ônibus e cada componente recebe uma etiqueta específica, assegurando rastreamento e organização durante todo processo produtivo. Neste momento são levados em conta até mesmo os menores itens necessários para a montagem, como parafusos, porcas e presilhas, por exemplo. Em seguida as peças são reunidas em kits conforme a configuração do modelo, acondicionadas e posicionadas em contêineres, que seguem para o país de destino.
“Em julho de 2025, foi concluída a primeira exportação a partir da nova área, a caminho da fábrica em Querétaro, no México. A atividade contou com um carregamento de 22 unidades do modelo Constellation 26.320 e teve o suporte logístico do parceiro MTC LOG. Essa é uma realização importante para a VWCO, marcando o início de uma nova fase das operações internacionais e objetivo de expansão”, complementa o supervisor.
Como parte do montante investido, o local foi aparelhado com tecnologia de ponta, incluindo equipamentos, sistemas inteligentes de estocagem e em total aderência com os normativos exigidos pela Receita Federal do Brasil para exportadores certificados OEA. Entre os dispositivos, sobressaem-se as empilhadeiras elétricas com bateria de lítio, máquinas automatizadas para empacotamento de produtos e soluções focadas à sustentabilidade, como sensores de presença que regulam a intensidade da iluminação conforme a lotação do ambiente.