As vendas financiadas de veículos pesados em janeiro tiveram aumento de 2,6% na comparação com o mesmo período do ano anterior, mas queda de 17,9% em relação a dezembro. No total, considerando leves, pesados e motos, as vendas somaram 562 mil unidades, entre novos e usados, de acordo com dados da B3. Isso representa um crescimento de 27,1% na comparação com o mesmo período de 2023, mas queda de 1,7% em relação a dezembro do ano passado.
No segmento de autos leves, a alta foi de 22,8% ante janeiro de 2023. Comparado a dezembro, houve recuo de 2,1%. Já o financiamento de motos no mês foi 50,3% maior do que em janeiro de 2023 e 2,8% maior do que em dezembro.
“O mercado começa o ano com números bem positivos. Considerando todos os segmentos, esse foi o melhor resultado para o mês de janeiro desde 2013, quando 571 mil unidades foram financiadas. Já a retração na comparação com dezembro, era um movimento esperado e se deve mais a uma questão de sazonalidade”, comenta Gustavo de Oliveira Ferro, gerente de Planejamento e Inteligência de Mercado na B3.
A B3 opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), a maior base privada do País, que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo território nacional.
Leia também: Financiamento de pesados mantém estabilidade em dezembro